#829: MDB faz convenção para oficializar candidatura de Simone Tebet
Tentativas de judicializar evento não avançam; PSDB e Cidadania ainda têm impasse sobre indicação de vice
MDB lança candidatura de Simone Tebet à Presidência nesta quarta (27)
O MDB realiza nesta quarta-feira (27.jul.2022) a sua convenção nacional que deve oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República. O evento ocorre das 10h às 14h.
A convenção do MDB tem sido aguardada porque caciques de ao menos 10 estados indicaram na semana passada que vão apoiar o ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no 1º turno.
Alguns emedebistas (políticos do MDB) passaram a manifestar publicamente o seu descontentamento com a candidatura de Tebet, que apresenta mau desempenho nas pesquisas eleitorais.
Em alguns estados, a chance de reeleição desses políticos é maior se eles apoiarem o Lula. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), por exemplo, reclamou bastante da candidatura de Tebet e ameaçou até judicializá-la, caso o partido não voltasse atrás.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) chegou até a entrar em ação e se reuniu com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP).
Temer levou a Baleia o pedido desses caciques por adiar a data da convenção, que ocorre nesta quarta-feira, para o dia 5 de agosto, prazo final permitido pela legislação eleitoral para esse tipo de evento.
Baleia não aceitou a sugestão e disse que tanto a data como a candidatura de Tebet tinham sido definidas democraticamente ao longo de diversos encontros do partido.
A respeito da possibilidade de judicialização, chegou até a ocorrer um pedido na Justiça para vetar a realização da convenção, mas a Justiça Eleitoral negou, mantendo a data do evento.
Todo esse impasse foi explicado em material enviado no domingo (24.jul), por e-mail, para quem está cadastrado no site do Correio Sabiá. No mesmo dia, publicamos uma reportagem que mostrava esse contexto.

Impasse sobre indicação de vice na chapa de Tebet
PSDB e Cidadania também realizam esses eventos nesta quarta-feira. Aliás, MDB, PSDB e Cidadania são os partidos que chegaram a um acordo por fazer uma indicação única, que foi a de Simone Tebet. Isso ficou conhecido como 3ª via, que seria uma alternativa às candidaturas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O impasse ficou por conta de quem será o vice. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) estava cotado, só que o anúncio de quem deve ocupar esse cargo na chapa com Tebet deve ficar para depois.
Fed deve aumentar taxa de juros nos Estados Unidos
O Fed (Federal Reserve) decide nesta quarta-feira pelo aumento da taxa de juros nos Estados Unidos. A expectativa é de que a taxa suba 0,75 ponto percentual e, se isso ocorrer, o impacto será global.
Essa é mais uma questão que mostramos em nosso site, na Agenda da Semana, que também é publicada aos domingos como forma de dar mais previsibilidade ao noticiário.
No pregão desta terça-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, a 99.646 pontos. Já o dólar recuou 0,38%, fechando cotado a R$ 5,34.
Autor
1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.