Mapa interativo: veja como o cenário eleitoral dos Estados Unidos mudou em 100 anos
Saiba ainda algumas curiosidades e informações técnicas sobre as eleições norte-americanos
A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2024 está marcada para uma terça-feira de novembro, como ocorre há 180 anos, quando o país ainda era predominantemente agrícola. Desta vez, a data é 5 de novembro de 2024.
Os 2 principais candidatos são:
- 🔵 A vice-presidente Kamala Harris (Democrata); e
- 🔴 O ex-presidente Donald Trump (Republicano).
Abaixo, um gráfico interativo mostra como o cenário eleitoral dos Estados Unidos mudou em 100 anos, a cada eleição presidencial, de 4 em 4 anos. (*As cores acima valem para o mapa abaixo).
- Leia também: Como são as eleições nos Estados Unidos?
Curiosidades e informações técnicas sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos (*em atualização):
- O dia da eleição não é considerado feriado.
- É possível votar pelo correio, a depender do lugar.
- A data da eleição presidencial nos Estados Unidos ocorre sempre na 1ª terça-feira de novembro, depois da 1ª segunda-feira do mês de novembro. (Ou seja, se o mês começar numa terça-feira, vale a outra terça-feira. Deu para entender?)
- Como é uma eleição antiga, de uma época em que os Estados Unidos ainda era um país predominantemente agrícola, a terça-feira foi escolhida pelos então congressistas como um dia da semana para facilitar o voto.
- Isso porque os finais de semana eram dedicados a atividades religiosas. Quarta-feira era dia de mercado. Então, as pessoas (que moravam em áreas afastadas) podiam iniciar suas viagens na segunda-feira, votar na terça-feira e voltar para casa em tempo de fazer o mercado na quarta-feira. Fez sentido?
- O voto não é obrigatório.
Faça descobertas sobre eleições no mundo pelo Pulpo Eleitoral
O Correio Sabiá tem um projeto para fazer descobertas sobre eleições no mundo, o Pulpo Eleitoral.
O Pulpo Eleitoral tem uma plataforma interativa, em que usuários podem pesquisar por países de seu interesse para aprender sobre sistemas eleitorais.
Também há um grupo interativo no WhatsApp em que mais de 200 pessoas participam para trocar ideias sobre os pleitos.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.