Lula e Trump falam no telefone por 30 minutos; saiba como foi
No contato, que teve tom amistoso, segundo as duas partes, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações comerciais com o Brasil

O fato principal
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por cerca de 30 minutos pelo telefone nesta segunda-feira (6.out.2025).
Pontos principais
- A conversa foi em tom amistoso, elogiada publicamente pelas duas partes (posts abaixo).
- Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações comerciais com as autoridades brasileiras, como o vice-presidente e ministro do Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil) e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
- Ambos combinaram de encontrar pessoalmente em data ainda a ser definida.
- Trump falou até em vir ao Brasil.
Contexto
Os Estados Unidos impuseram taxas de 40% (que chegam a 50% em caso de produtos que já tinham uma tarifa de 10%) sobre itens brasileiros. Também sancionaram autoridades do Brasil, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), com base na Lei Magnitsky.
O principal motivo para essas medidas foi político, conforme indicou nota oficial divulgada pela Presidência dos Estados Unidos. Trump mostrou insatisfação com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF.
Detalhes
- A nota divulgada pela Presidência é explícita ao dizer que Lula recebeu o telefonema de Trump.
- Os 2 presidentes teriam recordado "a boa química" de quando encontraram ocasionalmente na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
- A conversa foi agradável, conforme as duas partes ressaltaram, e os presidentes teriam trocado telefones "para estabelecer uma via direta de comunicação".
O que cada um disse
Ambos compartilharam sobre a ligação nas redes sociais.
Trump postou no X (antigo Twitter):
"Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o Presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos 2 países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa –nossos países se darão muito bem juntos!"
This morning, I had a very good telephone call with President Lula, of Brazil. We discussed many things, but it was mostly focused on the Economy, and Trade, between our two Countries. We will be having further discussions, and will get together in the not too distant future,…
— Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) October 6, 2025
Lula postou no X:
Recebi, nesta manhã (6/10), telefonema do presidente Trump. Conversamos por 30 minutos e relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU.
— Lula (@LulaOficial) October 6, 2025
Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações…
Eis a íntegra da nota divulgada pela Presidência, em itálico:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira, 6 de outubro, telefonema do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro.
O presidente Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.
Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Do lado brasileiro, a conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
O que mais estamos lendo


O que achou deste conteúdo? Queremos seu comentário.
Autor

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.