Lula anuncia Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Troca ocorre a menos de 1 ano para o 1º turno da eleição de 2026. A princípio, Boulos deve ajudar na mobilização junto aos movimentos sociais.

Lula anuncia Boulos como ministro da Secretaria-Geral da Presidência
À esquerda, Guilherme Boulos. À direita, Márcio Macêdo. / Imagem: Ricardo Stuckert/PT
Índice

O fato principal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20.out.2025) que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) será o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Vai substituir Márcio Macêdo, do PT.

Contexto

A mudança ocorre a pouco menos de 1 ano para o 1º turno das eleições de 2026, e Boulos foi um dos principais responsáveis por organizar a maior manifestação da esquerda nos últimos anos, quando houve mobilização contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Blindagem e o PL (projeto de lei) da anistia no dia 22 de setembro de 2025.

O deputado federal ora licenciado para cumprir função no ministério construiu a vida política à frente do MTSP (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), portanto, com luta social pela habitação.

A avaliação geral do governo federal para fazer a mudança é de que há dificuldade de interlocução com os movimentos sociais até o momento. Esta seria a razão de traduzir êxitos (como a menor taxa de desemprego da história, a retirada do Brasil do Mapa da Fome e as melhorias nos programas sociais, por exemplo) em maior popularidade.

Boulos chegaria com respaldo do sucesso que teve nas mobilizações populares para tentar resolver esta lacuna e, consequentemente, fortalecer uma eventual candidatura de Lula à reeleição em 2026.

Quem é Guilherme Boulos

Agora ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos é formado em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo). Foi uma das principais lideranças do MTST. Atua há mais de 2 décadas em causas ligadas à habitação.

Deputado federal mais votado em São Paulo em 2022, Boulos foi candidato à Presidência da República em 2018, numa eleição vencida por Jair Bolsonaro (PL). Ele disputou a Prefeitura de São Paulo duas vezes: em 2020 e em 2024. Em ambas, perdeu no 2º turno. Primeiro, para Bruno Covas (PSDB). Depois, para Ricardo Nunes (MDB).

Autor

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.