Israel bombardeia a Síria após aprovar plano para dobrar população nas Colinas de Golã

Esta e outras notícias fazem parte da curadoria do Correio Sabiá enviada por e-mail e WhatsApp

Israel bombardeia a Síria após aprovar plano para dobrar população nas Colinas de Golã
Explosão causou tremor de magnitude 3.0 na escala Richter / Imagem: Reprodução/X (antigo Twitter)
Table of Content

Israel (🇮🇱) bombardeou a cidade litorânea de Tartus, na Síria (🇸🇾), onde há uma base naval da Rússia (🇷🇺). O ataque realizado na madrugada desta segunda-feira (16.dez.2024) causou um tremor de magnitude de 3.0 na escala Richter. O alvo teria sido um depósito de munições. A justificativa oficial do governo israelense é que o ataque evita que as armas caiam nas mãos de "terroristas".

No entanto, o ataque ocorreu 1 dia depois de o governo de Israel aprovar um plano para dobrar a população israelense nas Colinas de Golã (atualmente estimada em 20 mil pessoas), território estratégico sírio anexado em 1981.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que as Colinas de Golã seriam israelenses "por toda a eternidade".

Israel ocupou cerca de 2/3 das Colinas de Golã durante a Guerra dos 6 Dias, em 1967. O anexo formal dessa região ocorreu em 1981, num ato que não foi reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.

O bombardeio à Síria nesta madrugada (16) também ocorreu num contexto de queda do presidente sírio Bashar al-Assad. Grupos insurgentes tomaram o poder no país. Assad se manifestou nesta segunda-feira (16) pela 1ª vez desde que fugiu para a Rússia.

Ciclone atinge território francês entre Moçambique e Madagascar

Um ciclone devastador (nomeado "Chido") deixou "várias centenas, talvez perto de mil" pessoas mortas neste domingo (15.dez.2024) em Mayotte, território francês na África, entre Moçambique (🇲🇿) e Madagascar (🇲🇬).

Mayotte fica no sudeste do Oceano Índico. É o território mais pobre da União Europeia (🇪🇺). Tem cerca de 320 mil habitantes em suas ilhas.

Parlamento alemão dissolve governo de Olaf Scholz

O Parlamento da Alemanha (🇩🇪) aprovou nesta segunda-feira (16.dez) a dissolução do governo do primeiro-ministro Olaf Scholz. A aliança que o apoiava se desfez por causa de divergências sobre como revitalizar a economia do país.

Trump cita tarifas de países 'como o Brasil' e diz que vai taxá-los

O presidente eleito dos Estados Unidos (🇺🇸), Donald Trump, deu nesta segunda-feira (16.dez) a sua 1ª entrevista coletiva desde que venceu a disputa pela Presidência. Na ocasião, mencionou o Brasil (🇧🇷) pela 1ª vez como alvo de suas taxas.

"Há países que nos taxam muito, como é o caso do Brasil. Eles nos taxam, nós vamos taxá-los", declarou.

Dólar bate novo recorde e fecha a R$ 6,09

O dólar bateu novo recorde e fechou o pregão cotado a R$ 6,09 (alta de 0,99% no dia), mesmo com a intervenção do Banco Central no mercado cambial. É o maior valor nominal para a divisa norte-americana desde o início do Plano Real em 1994.

Mostramos na 1ª curadoria de notícias essenciais do Correio Sabiá nesta semana que o pacote fiscal do governo federal deveria ser votado nestes dias, assim como o Orçamento de 2025.

Ocorre que o pacote fiscal não agradou ao mercado financeiro. Ainda existe a possibilidade de o texto ser desidratado no Congresso. Ou seja, é possível que a contenção de gastos seja menor do que o esperado.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.