Israel bombardeia a Síria após aprovar plano para dobrar população nas Colinas de Golã
Esta e outras notícias fazem parte da curadoria do Correio Sabiá enviada por e-mail e WhatsApp
Israel (🇮🇱) bombardeou a cidade litorânea de Tartus, na Síria (🇸🇾), onde há uma base naval da Rússia (🇷🇺). O ataque realizado na madrugada desta segunda-feira (16.dez.2024) causou um tremor de magnitude de 3.0 na escala Richter. O alvo teria sido um depósito de munições. A justificativa oficial do governo israelense é que o ataque evita que as armas caiam nas mãos de "terroristas".
No entanto, o ataque ocorreu 1 dia depois de o governo de Israel aprovar um plano para dobrar a população israelense nas Colinas de Golã (atualmente estimada em 20 mil pessoas), território estratégico sírio anexado em 1981.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que as Colinas de Golã seriam israelenses "por toda a eternidade".
Israel ocupou cerca de 2/3 das Colinas de Golã durante a Guerra dos 6 Dias, em 1967. O anexo formal dessa região ocorreu em 1981, num ato que não foi reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.
O bombardeio à Síria nesta madrugada (16) também ocorreu num contexto de queda do presidente sírio Bashar al-Assad. Grupos insurgentes tomaram o poder no país. Assad se manifestou nesta segunda-feira (16) pela 1ª vez desde que fugiu para a Rússia.
Ciclone atinge território francês entre Moçambique e Madagascar
Um ciclone devastador (nomeado "Chido") deixou "várias centenas, talvez perto de mil" pessoas mortas neste domingo (15.dez.2024) em Mayotte, território francês na África, entre Moçambique (🇲🇿) e Madagascar (🇲🇬).
Mayotte fica no sudeste do Oceano Índico. É o território mais pobre da União Europeia (🇪🇺). Tem cerca de 320 mil habitantes em suas ilhas.
Parlamento alemão dissolve governo de Olaf Scholz
O Parlamento da Alemanha (🇩🇪) aprovou nesta segunda-feira (16.dez) a dissolução do governo do primeiro-ministro Olaf Scholz. A aliança que o apoiava se desfez por causa de divergências sobre como revitalizar a economia do país.
Trump cita tarifas de países 'como o Brasil' e diz que vai taxá-los
O presidente eleito dos Estados Unidos (🇺🇸), Donald Trump, deu nesta segunda-feira (16.dez) a sua 1ª entrevista coletiva desde que venceu a disputa pela Presidência. Na ocasião, mencionou o Brasil (🇧🇷) pela 1ª vez como alvo de suas taxas.
"Há países que nos taxam muito, como é o caso do Brasil. Eles nos taxam, nós vamos taxá-los", declarou.
Dólar bate novo recorde e fecha a R$ 6,09
O dólar bateu novo recorde e fechou o pregão cotado a R$ 6,09 (alta de 0,99% no dia), mesmo com a intervenção do Banco Central no mercado cambial. É o maior valor nominal para a divisa norte-americana desde o início do Plano Real em 1994.
Mostramos na 1ª curadoria de notícias essenciais do Correio Sabiá nesta semana que o pacote fiscal do governo federal deveria ser votado nestes dias, assim como o Orçamento de 2025.
Ocorre que o pacote fiscal não agradou ao mercado financeiro. Ainda existe a possibilidade de o texto ser desidratado no Congresso. Ou seja, é possível que a contenção de gastos seja menor do que o esperado.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.