Israel atinge múltiplos locais no Líbano antes de importante reunião de desarmamento
Pelo menos uma pessoa foi transportada por ambulância e equipes de resgate procuravam o local por outras, mas nenhuma morte foi reportada
*Por Bassem Mroue e Mohammed Zaatari / Associated Press
A força aérea de Israel atingiu áreas no sul e leste do Líbano entre o fim desta segunda-feira (5.jan.2026) e o início desta terça-feira (6.jan), incluindo a 3ª maior cidade do país.
Fortaleça o jornalismo independente e torne o Correio Sabiá ainda melhor para você. Seja membro e obtenha benefícios informativos.
Um ataque por volta de 1h da manhã de terça-feira destruiu um prédio comercial de 3 andares na cidade costeira sulista de Sidon, dias antes do comandante do exército libanês estar programado para informar o governo israelense sobre sua missão de desarmar o grupo militante Hezbollah em áreas ao longo da fronteira com Israel.
O presidente libanês Joseph Aoun em comunicado na terça-feira condenou os ataques como contrários aos esforços internacionais para desescalar hostilidades e aos esforços do Líbano para estender a autoridade do governo a áreas há muito dominadas pelo Hezbollah e desarmar militantes.
Fotógrafo da Associated Press no local em Sidon disse que a área estava em distrito comercial contendo oficinas e mecânicas e o prédio estava desabitado.




O exército de Israel disse na terça-feira que mirou depósitos de armas e infraestrutura pertencentes aos grupos militantes Hezbollah e Hamas. Reconheceram que os locais estavam em áreas civis, mas culparam os grupos por operarem lá.
Os ataques foram os mais recentes em ação militar israelense quase diária desde o cessar-fogo assinado há mais de 1 ano que incluía promessa libanesa de desarmar grupos militantes, que Israel diz não ter sido cumprida.
Eles ocorreram quase duas horas após o porta-voz em língua árabe do exército israelense Avichay Adraee postar alertas no X de que o exército atingiria alvos em duas vilas no Vale Bekaa oriental e outras duas no sul do Líbano.
A agência estatal de notícias nacional do Líbano disse que uma casa atingida na vila de Manara no Vale Bekaa pertencia a Sharhabil al-Sayed, comandante militar do Hamas morto em ataque de drone israelense em maio de 2024.
As áreas foram evacuadas após alerta de Israel. Não houve relatos de vítimas nesses ataques. Mais cedo na segunda-feira, o Ministério da Saúde do Líbano disse que ataque de drone a carro na vila sulista de Braikeh feriu duas pessoas. O exército israelense disse que o ataque mirou dois membros do Hezbollah.
O exército libanês no último ano iniciou processo de desarmamento de grupos palestinos enquanto o governo disse que até o fim de 2025 todas as áreas próximas à fronteira com Israel –conhecidas como área sul do Litani– estarão livres da presença armada do Hezbollah.
O governo libanês deve discutir desarmamento do Hezbollah durante reunião na quinta-feira que será atendida pelo comandante do exército general Rudolph Haikal.
Os ataques aéreos de segunda-feira foram em vilas ao norte do rio Litani e longe da fronteira com Israel.
O desarmamento do Hezbollah e outros grupos palestinos pelo governo libanês veio após guerra de 14 meses entre Israel e Hezbollah na qual grande parte da liderança política e militar do grupo apoiado pelo Irã foi morta.
A mais recente guerra Israel-Hezbollah começou em 8 de outubro de 2023, um dia após Hamas atacar o sul de Israel, quando Hezbollah disparou foguetes contra Israel em solidariedade ao Hamas. Israel lançou bombardeio amplo ao Líbano em setembro de 2024 que enfraqueceu severamente o Hezbollah, seguido de invasão terrestre.
A guerra terminou em novembro de 2024 com cessar-fogo negociado pelos EUA.
Israel realizou quase diários ataques aéreos desde então, principalmente mirando membros do Hezbollah, mas também matando pelo menos 127 civis, segundo o escritório do Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos.
*Mroue reportou de Beirute. Jornalista da Associated Press Abby Sewell em Beirute contribuiu para esta reportagem.
Autor
Agência de notícias global e independente, baseada nos EUA. Fundada em maio de 1846.