Artigo: 'Israel segue ao 5º processo eleitoral em apenas 3 anos e meio'

Em conjunto, primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores anunciaram dissolução do Parlamento

Foto: Ivan Louis/Unsplash
Decisão é tomada a contragosto em função das grandes pressões que o atual governo vem sofrendo / Foto: Ivan Louis/Unsplash
Table of Content

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e o ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, anunciaram a noite desta segunda-feira (20), em conjunto, que pretendem dissolver o Knesset, o Parlamento do país, e convocar novas eleições. Esta é uma decisão tomada a contragosto em função das grandes pressões que o atual governo vem sofrendo, em especial por parte da oposição liderada pelo ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A coalizão assumiu o governo com 62 parlamentares. Mas em abril deste ano perdeu a maioria. Há 120 cadeiras no Knesset. É preciso maioria mínima para formar uma coalizão estável. Neste momento, a oposição tem 55 assentos, mas não obtém maioria em função dos seis parlamentares da Lista Árabe Unificada, que não apoiam e não darão apoio a um governo liderado por Netanyahu.

Em seus discursos, Bennett e Lapid exaltaram as conquistas obtidas pelo breve governo (que tomou posse em junho do ano passado), como a aprovação do orçamento após três anos de impasse. Mais do que isso, esta coalizão era uma tentativa de tirar Netanyahu não apenas do cargo de primeiro-ministro, mas também do centro do debate político israelense.

Para isso, Bennett e Lapid, eles mesmos lideranças opostas, costuraram a coalizão mais diversa da história do país formada por 8 partidos de todo o espectro ideológico; de esquerda, direita, centro, e o Ra’am, legenda árabe representante do Movimento Islâmico em Israel.

Em tom emocionado, ambos elogiaram-se mutuamente. Em tempos de profunda polarização, os discursos de Bennett e Lapid são também a demonstração de que é possível entender, aceitar as diferenças e trabalhar a partir delas:

“Eu e Yair (Lapid) temos discordâncias, mas reconhecemos que temos muito em comum. O que nós fizemos – não o que eu fiz – foi porque trabalhamos juntos. Foi muito bom trabalhar em conjunto”, disse Bennet.

“Eu quero lhe agradecer pela sua amizade. Eu te amo”, respondeu Lapid.

Lapid é um político do centro da política israelense, líder do partido Yesh Atid (Há Futuro). Bennett é um tradicional político de direita, líder do partido Yemina (Direita).

O pragmatismo de Bennett ao lutar pela costura da coalizão e ao assumir o cargo de primeiro-ministro pode mesmo lhe custar grandes perdas nas urnas. A imprensa já especula até se ele deixará a política. Lapid, ao contrário, se mantém como força relevante. Nas primeiras pesquisas de intenção de voto já aparece como a segunda força, justamente atrás do Likud, partido liderado por Netanyahu.

A partir da dissolução do Knesset, Lapid passará a ocupar o cargo de primeiro-ministro até a formação de um novo governo. Bennet será primeiro-ministro alternativo e também responsável por uma pasta especial dedicada ao Irã –e a todas as movimentações regionais do principal inimigo de Israel, cujas estratégias são abordadas por aqui com frequência.

As novas eleições devem ocorrer em 25 de outubro. Será o quinto processo eleitoral em três anos e meio, mostrando a instabilidade política e as profundas divisões da sociedade israelense. Enquanto as lideranças dos partidos se debatem entre conceitos e ideologias, Israel encara problemas mais cotidianos, como reivindicações por melhorias de salários e condições de trabalho por parte de professores e motoristas de ônibus e grandes questionamentos em torno dos altos custos de vida do país.

Assobio: o conteúdo deste artigo não reflete, necessariamente, a opinião do Correio Sabiá, que apenas abriu este espaço para o debate de ideias. Portanto, todo o material textual e visual, bem como as informações e juízos de valor aqui contidos, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Para propor um artigo ao Sabiá, entre em contato: redacao@correiosabia.com.br.

Leia os outros textos de Henry Galsky no Correio Sabiá:

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.