Interação: enquetes no WhatsApp estimulam participação da audiência em nosso conteúdo 🗣️

Table of Content

Interação: enquetes no WhatsApp estimulam participação da audiência em nosso conteúdo ?️

O Correio Sabiá começou nesta segunda-feira (6.nov.2023) a consultar sua audiência sobre quais conteúdos informativos devem ser produzidos aqui. Por uma enquete no WhatsApp, demos duas opções de reportagem especial/explicativa. A mais votada até esta quarta-feira (8.nov) será nossa nova pauta, a ser publicada no sábado (11).

Tivemos esta iniciativa depois de 99% dos nossos leitores no WhatsApp dizerem na semana passada, também por enquete no WhatsApp, que achavam esse modelo interessante. É uma forma de fazer todo jornalismo que produzimos ser centrado em nossa audiência, num formato de jornalismo de soluções. São os nossos leitores que dizem o que devemos fazer.

Eis as opções de conteúdos:

  1. ?️ Eleição na Argentina: o que Massa e Milei propõem?
  2. ? Quais as guerras existem no mundo hoje?

Também demos a opção de que nossos leitores indicassem não ter gostado de nenhum dos temas. Até o momento de publicação deste texto, apenas 3 leitores haviam assinalado essa alternativa –em quase 200 respostas no total.

Continuando num processo interativo, consultamos 2 desses leitores. Perguntamos por que tinham marcado que não gostaram das opções. Os feedbacks foram qualificados e a recepção foi ótima, o que prova que interagir com a audiência é um diferencial para a organização de notícias, porque tem aí uma chance de melhorar seu trabalho e ser ainda mais útil para o público. Jornalismo deve ser assim.

Interação com a audiência ajuda a reportar eventos complexos

Um modelo jornalístico interativo também ajuda a reportar eventos complexos, como mostramos no Correio Sabiá. Foi essa a conclusão que tivemos no dia 9 de outubro de 2023 ao escrever uma curadoria de notícias com apoio dos leitores, reportando sobre o ataque do Hamas a Israel.

Antes de enviar a curadoria de notícias, o Correio Sabiá informou que a complexidade do evento, com décadas de ressentimentos e preconceitos/estigmas históricos tornava difícil a missão de mostrar os fatos. Qualquer ponderação pró-Palestina poderia soar insensata pela dimensão da atrocidade ocorrida em Israel. Da mesma forma, não citar as décadas de sofrimento do povo palestino também poderia soar como falta de contexto.

A solução: o Correio Sabiá expôs humildemente essa dificuldade/vulnerabilidade, antes de enviar a curadoria. O resultado: muitos leitores engajaram com a mensagem, curtiram e manifestaram apoio ao problema exposto por esta organização de notícias. Alguns até deram suas opiniões sobre o conflito –opiniões estas que foram usadas na curadoria.

Ao usar o que diziam seus leitores, o Correio Sabiá conseguiu contemplar uma ampla diversidade de visões de mundo. Assim, prestigiou sua audiência duplamente (ao trazê-la para o centro da produção de conteúdo e ao produzir um conteúdo de qualidade do qual a própria audiência é a maior beneficiada por ficar bem-informada). De quebra, o Correio Sabiá conseguiu reportar sem viés.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.