O que sabemos sobre o G20 de 2024, no Rio de Janeiro
O que é o G20? Quais países fazem parte? Quais líderes estão no Rio de Janeiro para o encontro de 2024? Estas e outras perguntas, respondidas.
O encontro de 2024 da Cúpula de Líderes do G20 (grupo formado pelas maiores economias do mundo; *mais detalhes abaixo) começa nesta segunda-feira (18.nov.2024) no MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro (RJ). O 2º e último dia do evento é na terça-feira (19.nov).
O Brasil assumiu a presidência do G20 no dia 1º de dezembro de 2023. Fica no posto até 30 de novembro de 2024. Esta a 1ª vez que o país preside o grupo e sedia uma Cúpula de Líderes.
- Em 2025, o Brasil também será sede da COP30, a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas, principal evento global para discutir as mudanças climáticas. O evento ocorrerá em Belém, no Pará, estado amazônico.
No G20, o tema central da presidência brasileira é "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável". As prioridades definidas incluem:
- Combate à fome, pobreza e desigualdade
- 3 dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental)
- Reforma da governança global (como o Conselho de Segurança das Nações Unidas, por exemplo)
G20 Social, um evento paralelo à Cúpula do G20
Por iniciativa do governo brasileiro, antes da Cúpula de Líderes do G20, houve um evento inédito: G20 Social, que inclui representantes da sociedade civil.
O relatório final do G20 Social tem propostas aos líderes mundiais, incluindo:
- A Aliança Global contra a Fome;
- A tributação de grandes fortunas, taxando os mais ricos do mundo para endereçar soluções a problemas globais, como as mudanças climáticas.
Qual impacto econômico do Brasil no G20?
Embora o Brasil seja o anfitrião do encontro do G20 em 2024, sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) do grupo que reúne as principais economias mundiais é relativamente pequena. O Brasil representa apenas 2,1% deste total. Juntos, os Estados Unidos (🇺🇸) e a China (🇨🇳) têm 45,1% do PIB do grupo.
No entanto, sediar o evento representa uma oportunidade para o Brasil ampliar sua influência na agenda global e promover as discussões dos temas que considera cruciais para o desenvolvimento e cooperação internacional.
Os presidentes dos Estados Unidos (🇺🇸), Joe Biden, e da China (🇨🇳), Xi-Jinping, são alguns dos chefes de Estado com presença confirmada no evento do Rio de Janeiro. Já o presidente da Rússia (🇷🇺), Vladimir Putin, está representado pelo ministro de Relações Exteriores do país, Sergey Lavrov.
Há manifestações previstas para esta segunda-feira (18), organizadas pelo Observatório do Clima, para pressionar pela taxação de grandes fortunas em nível global (direcionando recursos para combater as mudanças climáticas e criar medidas de resiliência contra o aquecimento global).
O que é o G20?
O G20 é a abreviação para Grupo dos 20. Portanto, o "clube" é formado pelas maiores economias do mundo e faz reuniões anuais.
O G20 é uma cooperação internacional, que discute melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que integram o grupo. Para isso, negocia acordos durante o ano e os assina na Cúpula de Líderes.
Quem faz parte do G20?
O G20 é formado pelas 19 nações que detém as maiores economias do mundo. Institucionalmente, a União Europeia (🇪🇺) e a União Africana (🌍) também participam (e têm representação) no grupo.
Eis a lista de 19 países que participam do G20:
- África do Sul 🇿🇦
- Alemanha 🇩🇪
- Arábia Saudita 🇸🇦
- Argentina 🇦🇷
- Austrália 🇦🇺
- Brasil 🇧🇷
- Canadá 🇨🇦
- China 🇨🇳
- Coreia do Sul 🇰🇷
- Estados Unidos 🇺🇸
- França 🇫🇷
- Índia 🇮🇳
- Indonésia 🇮🇩
- Itália 🇮🇹
- Japão 🇯🇵
- México 🇲🇽
- Reino Unido 🇬🇧
- Rússia 🇷🇺
- Turquia 🇹🇷
Quais líderes mundiais estão no Rio de Janeiro para o G20 de 2024?
Eis abaixo a lista de lideranças globais que desembarcaram no Rio de Janeiro para encontro do G20 em 2024:
- 🇩🇪 Olaf Scholz (primeiro-ministro da Alemanha)
- 🇸🇦 Mohammad bin Salman (príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita)
- 🇦🇷 Javier Milei (presidente da Argentina)
- 🇦🇺 Anthony Albanese (primeiro-ministro da Austrália)
- 🇧🇷 Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil)
- 🇨🇦 Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá)
- 🇨🇳 Xi Jinping (presidente da China)
- 🇰🇷 Yoon Suk-Yeol (presidente da Coreia do Sul)
- 🇺🇸 Joe Biden (presidente dos Estados Unidos)
- 🇫🇷 Emmanuel Macron (presidente da França)
- 🇮🇳 Narendra Modi (primeiro-ministro da Índia)
- 🇮🇩 Prabowo Subianto (presidente da Indonésia)
- 🇮🇹 Giorgia Meloni (primeira-ministra da Itália)
- 🇯🇵 Shigeru Ishiba (primeiro-ministro do Japão)
- 🇲🇽 Claudia Sheinbaum (presidente do México)
- 🇬🇧 Keir Starmer (primeiro-ministro do Reino Unido)
- 🇹🇷 Recep Tayyip Erdogan (presidente da Turquia)
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.