🇪🇨 Equador: conflito interno armado de 2024, explicado
🇪🇨 O noticiário mundial divulgou no dia 9 de janeiro de 2024 uma série de reportagens sobre os problemas de segurança pública no Equador. 🚓🆘 Isso porque o chefe de uma facção criminosa fugiu de um presídio, o que desencadeou uma série de ataques e episódios de violência no país. Exemplos:
- Sequestro de pelo menos 4 policiais. 👮🏻♂️
- Invasão a um estúdio de televisão ao vivo (assista abaixo) e a universidades. 📺
- Penitenciárias do país sofreram tentativas de motim.
- Outro líder de facção criminosa também fugiu (ele seria transferido para uma unidade de segurança máxima).
- Incêndios e saques.
- Saiba quem é o narcotraficante que fugiu da cadeia do Equador nesta reportagem da BBC Brasil.
Por causa disso, o presidente equatoriano Daniel Noboa decretou conflito armado interno para definir um estado de exceção e para que as Forças Armadas do país vão às ruas e tentem neutralizar as ações do narcotráfico. 🪖🚨
Mortes, apreensões e prisões: saiba o balanço do conflito no Equador
Eis abaixo o balanço mais recente do conflito armado do Equador, segundo divulgação das autoridades:
- 329 pessoas foram presas por envolvimento com os ataques (elas serão acusadas de “terrorismo”, segundo Noboa);
- 3 “terroristas foram mortos;
- 41 reféns foram resgatados;
- 28 pessoas que fugiram de presídios foram recapturadas;
- 0 agentes penitenciários foram assassinados;
- 61 armas de diversos calibres foram apreendidas;
- 418 munições apreendidas;
- 24 explosivos apreendidos;
- 195 veículos roubados foram retidos;
- 9 embarcações foram retidas;
- 19 linhas telefônicas também foram retidas.
Quem é Daniel Noboa, presidente do Equador?
Presidente do Equador eleito em novembro de 2023, Daniel Noboa tem apenas 36 anos e não estava nem há 2 meses no cargo, no momento original de publicação deste conteúdo do Correio Sabiá.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, nasceu em Miami e cresceu na Flórida. 🇺🇸 O pai dele tentou ser presidente por 5 vezes. Não conseguiu em nenhuma.
Contexto do narcotráfico no Equador
Historicamente, o Equador nunca teve grandes problemas com o narcotráfico. Inclusive, não produz nem consome grandes quantidades de drogas. 💊🚬 É comum que autoridades nem sequer tenham carros blindados. 🚘 Ou seja, é uma sociedade que não está acostumada a essas situações.
No entanto, o país está no meio dos 2 maiores produtores mundiais: Colômbia e Peru. 🇨🇴🇵🇪 O caso deve ser entendido num contexto internacional, com ênfase ao transporte de cocaína para os Estados Unidos e a Europa. 🌎
A violência tem escalado rápido no Equador. Atualmente, o país tem mais de 20 facções (já vimos informações de que seriam 21 e 22). Em 2023, a 11 dias do 1º turno da eleição, o então candidato Fernando Villavencio foi assassinado a tiros, como mostramos com destaque numa curadoria de notícias essenciais do Correio Sabiá, publicada no dia 10.ago.2023. 🔫
📧 Esquecemos algum dado relevante? Ficou com alguma dúvida e/ou curiosidade? Tem algum outro recado para nos dar? Mande um e-mail: redacao@correiosabia.com.br
Imagens do conflito armado interno no Equador em 2024
Correio Sabiá aposta na interação com a audiência
Chegou até aqui? Siga a gente nas redes sociais (@correiosabia) para ficar mais bem-informado/a sobre este e outros assuntos.
Se achar que esquecemos de algo relevante, mande uma mensagem para redacao@correiosabia.com.br.
Você também pode entrar em contato para fazer quaisquer outros comentários (críticas, elogios, sugestões). É uma maneira eficiente de sabermos como podemos ser mais úteis para você.
Se tiver dúvidas, envie a pergunta na rede social que criamos para isso. Basta se cadastrar e submeter a pergunta aqui.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.