Enviado de Trump diz que Gaza entra na segunda fase do plano de cessar-fogo
No entanto, Witkoff não deu detalhes sobre a formação da administração palestina de transição
O fato principal
Os Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (14.jan.2026) que estão avançando para a 2ª fase do plano de cessar-fogo em Gaza, que envolve o desarmamento do Hamas, a reconstrução e a administração cotidiana.
O enviado do presidente Donald Trump, Steve Witkoff (embaixador itinerante e enviado especial para o Oriente Médio), disse numa publicação no X que o acordo de cessar-fogo está entrando numa fase voltada para a desmilitarização de Gaza, o estabelecimento de um governo tecnocrático e a reconstrução.
Today, on behalf of President Trump, we are announcing the launch of Phase Two of the President’s 20-Point Plan to End the Gaza Conflict, moving from ceasefire to demilitarization, technocratic governance, and reconstruction.
— Special Envoy Steve Witkoff (@SEPeaceMissions) January 14, 2026
Phase Two establishes a transitional technocratic…
Witkoff não ofereceu detalhes, nesta quarta-feira, sobre a nova administração palestina de transição que governará Gaza sob a supervisão dos EUA. A Casa Branca, sede do Poder Executivo dos EUA, também não divulgou informações imediatas.
O Hamas informou nesta semana que só dissolveria o seu governo em Gaza quando o novo órgão palestino assumisse a região, que continua sob bombardeios israelenses, mesmo em meio ao cessar-fogo.
Witkoff afirmou que os EUA esperam que o Hamas devolva imediatamente o último refém morto como parte de suas obrigações sob o acordo.
Eis abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo enviado especial de Trump, em itálico:
Hoje, em nome do Presidente Trump, anunciamos o lançamento da Fase Dois do Plano de 20 Pontos do Presidente para o Fim do Conflito em Gaza, que avança do cessar-fogo para a desmilitarização, governança tecnocrática e reconstrução.
A Fase Dois estabelece uma administração palestina tecnocrática de transição em Gaza, o Comitê Nacional para a Administração de Gaza (CNAG), e inicia a desmilitarização e a reconstrução completas de Gaza, principalmente o desarmamento de todo o pessoal não autorizado. Os EUA esperam que o Hamas cumpra integralmente suas obrigações, incluindo a devolução imediata do último refém falecido. O não cumprimento acarretará sérias consequências.
É importante ressaltar que a Fase Um proporcionou ajuda humanitária histórica, manteve o cessar-fogo, devolveu todos os reféns vivos e os restos mortais de 27 dos 28 reféns falecidos. Somos profundamente gratos ao Egito, à Turquia e ao Catar por seus indispensáveis esforços de mediação, que tornaram possível todo o progresso alcançado até o momento.
O que mais estamos lendo


*Este conteúdo teve apoio da Associated Press.
Autor
Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.


