Em colisão com o governo, Alcolumbre pauta no Senado a indicação de Messias ao STF

Advogado-geral da União será sabatinado pelos senadores no dia 10 de dezembro de 2025, antes do recesso parlamentar, e terá tempo reduzido para convencer congressistas sobre sua aprovação

Em colisão com o governo, Alcolumbre pauta no Senado a indicação de Messias ao STF
Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Lula indica Messias ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). O indicado será sabatinado no Senado, que é a Casa responsável por aprová-lo ou não para o cargo.

Lula indica Messias ao STF na vaga de Barroso, consolida opção por nomes de confiança e precisará convencer Alcolumbre
Advogado-geral da União é o terceiro escolhido pelo presidente neste mandato
Presidente Lula com o AGU, Jorge Messias, indicado ao STF / Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Alcolumbre diz que soube da indicação pela imprensa e marca sabatina para 10 de dezembro

Em sinal de insatisfação, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), declarou nesta terça-feira (25.nov.2025) que só soube da indicação de Messias pela imprensa, no feriado de quinta-feira (20.nov), quando estava no Amapá.

Alcolumbre anunciou o agendamento da sabatina de Messias na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para o dia 10 de dezembro de 2025. Pautou rapidamente, antes mesmo do recesso parlamentar do fim de ano.

"Temos um período curto. Foi uma construção dentro da viabilidade da comissão. Estabelecemos a data, e é importante avisar com antecedência aos colegas senadores, pois é a votação de uma autoridade relevante, que precisa da presença dos senadores, com sua digital e seu voto nominal e secreto, na comissão e no plenário", declarou o presidente do Senado.

Contexto

O agendamento célere da sabatina dificulta a articulação de Messias por sua aprovação. Isso porque reduz o tempo que ele terá para fazer sua campanha junto aos senadores.

Além disso, a rapidez em marcar a sabatina tem até potencial para criar resistência em determinados senadores a receber Messias. Ficou claro que Alcolumbre quer criar obstáculos ao indicado pelo presidente da República.

Alcolumbre teria outra preferência para a vaga do STF, assim como outros congressistas. Seria o colega Rodrigo Pacheco, senador pelo PSD de Minas Gerais e ex-presidente da Casa.

O mesmo Alcolumbre, no passado, segurou por muitos meses a marcação da sabatina do atual ministro do STF André Mendonça, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sabatina de Messias na CCJ será no dia 10
A sabatina de Jorge Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será no próximo dia 10 de dezembro. A data foi informada agora há pouco pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Senado aprova projeto que dificulta contas do governo

Num outro sinal de que as relações estão conturbadas, o Senado criou mais um obstáculo ao governo federal a partir da aprovação do PLP (Projeto de Lei Complementar) 185/2024, que "regulamenta a aposentadoria especial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, estabelecida pelo § 10 do artigo 198 da Constituição Federal".

O projeto prevê aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

A medida traz custo aos cofres públicos. O impacto estimado é de R$ 24,7 bilhões nos primeiros 10 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode tentar vetar o texto. Mas, neste caso, terá desgaste político e ainda poderá ter o veto derrubado pelo Congresso.

Apesar de o governo federal ser contrário à aprovação do projeto por causa da elevação dos gastos, nenhum senador (nem da base governista) votou contra a proposta.

Autor

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.