Eleições 2024: separamos as principais datas do calendário eleitoral
Simplificamos as informações para você manter as ocasiões essenciais à vista
Um dos objetivos do Correio Sabiá é simplificar a sua vida. Damos informação de qualidade com comodidade, de um jeito didático e técnico. Tudo ao mesmo tempo. Por isso, separamos as principais datas do calendário eleitoral.
- As informações são oficiais, extraídas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Tornamos os dados mais acessíveis para empoderar a sociedade civil.
Recomendamos fortemente que você participe de nossa Comunidade para se manter bem-informado, livre de desinformação das redes. Saiba como.
Principais datas do calendário eleitoral de 2024, por ordem cronológica
20.jul.2024 (sábado): A partir desta data, até 5.ago.2024, os partidos podem fazer convenções para decidirem sobre formar coligações e escolher candidatos (aclamar/anunciar quem vai concorrer na eleição).
5.ago.2024 (segunda-feira): Último dia para os partidos e as federações realizarem convenções que decidem sobre formar coligações e escolher candidatos.
15.ago.2024 (quinta-feira): Último dia para partidos, federações e coligações registrarem candidaturas.
16.ago.2024 (sexta-feira): A partir desta data, está permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Pode fazer live para promoção pessoal. Pode andar na rua com auto-falante até 5.out.2024. Pode distribuir material gráfico, fazer carreata, passeata, etc. (até 5.out.2024). E pode fazer comício (até 3.out.2024).
13.set.2024 (sexta-feira): Prazo final para que os partidos políticos e candidatos enviem à Justiça Eleitoral as contas parciais da campanha, no período que contempla o início da campanha eleitoral até o dia 8.set.2024.
15.set.2024 (domingo): Data em que a Justiça Eleitoral divulga na internet a prestação de contas parcial de cada campanha, com CPFs de doadores, fornecedores, etc.
- Por que isso importa? Porque a divulgação dessas contas é um instrumento essencial de transparência. Ajuda muito o trabalho de jornais, por exemplo, que querem investigar potenciais ilícitos.
16.set.2024 (segunda-feira): Data em que todos os pedidos de registro de candidatura (inclusive aqueles negados) devem estar julgados sem caber mais recursos. Função da Justiça Eleitoral.
3.out.2024 (quinta-feira): Último dia para divulgação de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV antes do 1º turno.
4.out.2024 (sexta-feira): Último dia para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet (alô, redes sociais). A medida vale até se a contratação da propaganda tiver sido feita antes. Cabe ao app desligar a propaganda.
🗳️ 6.out.2024 (domingo): Data do 1º turno das eleições. Votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
11.out.2024 (sexta-feira): Volta a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.
25.out.2024 (sexta-feira): A 2 dias do 2º turno, acaba a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.
🗳️ 27.out.2024 (domingo): Data do 2º turno das eleições. Votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
28.out.2024 (segunda-feira): Data em que as entidades de fiscalização das eleições podem começar a solicitar à Justiça Eleitoral: arquivos de log do Transportador, do Receptor de Arquivos de Urna e do banco de dados da totalização; arquivos de imagens dos Boletins de Urnas (BUs); arquivos de Registro Digital do Voto (RDV); arquivos de log das urnas; relatório de BUs que estiveram em pendência, sua motivação e respectiva decisão; relatório Resultado da Totalização; arquivos de dados de votação por seção; e relatório com dados sobre o comparecimento e a abstenção em cada seção eleitoral.
19.dez.2024 (quinta-feira): Último dia para a diplomação de quem foi eleito.
Temos um projeto chamado Pulpo Anti Fiction, que é uma plataforma interativa para fazer descobertas sobre sistemas eleitorais de diferentes países. É possível até comparar um país com o outro. Saiba mais.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.