Eleições 2024: separamos as principais datas do calendário eleitoral

Simplificamos as informações para você manter as ocasiões essenciais à vista

Eleições 2024: separamos as principais datas do calendário eleitoral
Table of Content

Um dos objetivos do Correio Sabiá é simplificar a sua vida. Damos informação de qualidade com comodidade, de um jeito didático e técnico. Tudo ao mesmo tempo. Por isso, separamos as principais datas do calendário eleitoral.

  • As informações são oficiais, extraídas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Tornamos os dados mais acessíveis para empoderar a sociedade civil.

Recomendamos fortemente que você participe de nossa Comunidade para se manter bem-informado, livre de desinformação das redes. Saiba como.

Principais datas do calendário eleitoral de 2024, por ordem cronológica

20.jul.2024 (sábado): A partir desta data, até 5.ago.2024, os partidos podem fazer convenções para decidirem sobre formar coligações e escolher candidatos (aclamar/anunciar quem vai concorrer na eleição).

5.ago.2024 (segunda-feira): Último dia para os partidos e as federações realizarem convenções que decidem sobre formar coligações e escolher candidatos.

15.ago.2024 (quinta-feira): Último dia para partidos, federações e coligações registrarem candidaturas.

16.ago.2024 (sexta-feira): A partir desta data, está permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Pode fazer live para promoção pessoal. Pode andar na rua com auto-falante até 5.out.2024. Pode distribuir material gráfico, fazer carreata, passeata, etc. (até 5.out.2024). E pode fazer comício (até 3.out.2024).

13.set.2024 (sexta-feira): Prazo final para que os partidos políticos e candidatos enviem à Justiça Eleitoral as contas parciais da campanha, no período que contempla o início da campanha eleitoral até o dia 8.set.2024.

15.set.2024 (domingo): Data em que a Justiça Eleitoral divulga na internet a prestação de contas parcial de cada campanha, com CPFs de doadores, fornecedores, etc.

  • Por que isso importa? Porque a divulgação dessas contas é um instrumento essencial de transparência. Ajuda muito o trabalho de jornais, por exemplo, que querem investigar potenciais ilícitos.

16.set.2024 (segunda-feira): Data em que todos os pedidos de registro de candidatura (inclusive aqueles negados) devem estar julgados sem caber mais recursos. Função da Justiça Eleitoral.

3.out.2024 (quinta-feira): Último dia para divulgação de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV antes do 1º turno.

4.out.2024 (sexta-feira): Último dia para circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet (alô, redes sociais). A medida vale até se a contratação da propaganda tiver sido feita antes. Cabe ao app desligar a propaganda.

🗳️ 6.out.2024 (domingo): Data do 1º turno das eleições. Votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

11.out.2024 (sexta-feira): Volta a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.

25.out.2024 (sexta-feira): A 2 dias do 2º turno, acaba a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.

🗳️ 27.out.2024 (domingo): Data do 2º turno das eleições. Votação para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

28.out.2024 (segunda-feira): Data em que as entidades de fiscalização das eleições podem começar a solicitar à Justiça Eleitoral: arquivos de log do Transportador, do Receptor de Arquivos de Urna e do banco de dados da totalização; arquivos de imagens dos Boletins de Urnas (BUs); arquivos de Registro Digital do Voto (RDV); arquivos de log das urnas; relatório de BUs que estiveram em pendência, sua motivação e respectiva decisão; relatório Resultado da Totalização; arquivos de dados de votação por seção; e relatório com dados sobre o comparecimento e a abstenção em cada seção eleitoral.

19.dez.2024 (quinta-feira): Último dia para a diplomação de quem foi eleito.

Temos um projeto chamado Pulpo Anti Fiction, que é uma plataforma interativa para fazer descobertas sobre sistemas eleitorais de diferentes países. É possível até comparar um país com o outro. Saiba mais.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.