#835: Eleições 2022: prazo final para convenções partidárias é nesta sexta

Partidos têm até esta sexta para resolver pendências sobre candidaturas; uma delas é vice na chapa de Ciro

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes / Foto: Divulgação/Ciro Gomes
O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes / Imagem: Divulgação/Ciro Gomes
Índice

Eleições 2022: último dia de convenções partidárias

Esta sexta-feira (5.ago.2022) é o último dia para realização das convenções partidárias, que definem os candidatos nas eleições deste ano. É, portanto, o prazo final para que sejam resolvidas as últimas pendências sobre as candidaturas, como quem será vice na chapa do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), por exemplo. 

Uma outra indefinição está no Rio de Janeiro, porque na terça-feira (2) o Diretório Estadual do PT no Rio aprovou o rompimento do partido com o apoio à candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) ao governo fluminense. A decisão final sobre o caso será tomada pelo Diretório Nacional da sigla nesta sexta-feira (5).

O motivo do rompimento é uma disputa que se arrasta há meses. Seguinte: o PSB é um aliado do PT, tanto que o vice do pré-candidato à Presidência e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB). 

Só que há alguns estados em que os 2 partidos disputam um com o outro, porque não querem perder espaço político. O Rio de Janeiro é um deles.

O PSB quer lançar a candidatura do deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) ao Senado. Além disso, o PSB também pretende ter, com Freixo, a cabeça de chapa na disputa pelo governo do estado. O PT, no entanto, reluta em abrir mão de 2 cargos importantes: o candidato ao governo estadual e também a vaga no Senado. 

André Janones confirma desistência de candidatura para apoiar Lula

Falando em PT, o deputado federal André Janones (Avante-MG) retirou mesmo a pré-candidatura à Presidência depois que suas propostas foram aceitas e incorporadas ao plano de governo do pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ibovespa sobe 2,04% após Copom aumentar Selic

Um dia depois do Copom (Comitê de Política Monetária) aumentar a taxa básica de juros, a Selic, de 13,25% para 13,75%, o Ibovespa fechou em alta de 2,04% no pregão desta quinta-feira (4), aos 105.892 pontos. A avaliação do mercado é de que o ciclo de altas (12 consecutivas) pode estar chegando ao fim. O dólar fechou em queda de 1,09%, cotado a R$ 5,22.

China realiza testes com mísseis em região próxima a Taiwan

Por fim, é relevante que você ainda saiba que a China fez testes com disparos de mísseis no mar de Taiwan, após a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitar a ilha.

Autor

Correio Sabiá
Correio Sabiá

Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.