‘Diário da COP26’: ONG elabora documento com prós e contras

China e Índia impediram abandono do carvão no documento final. Continua a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC

Ativistas protestam contra as mudanças climáticas. COP26 teve destaques positivos e negativos. ONG elaborou documento intit
Ativistas protestam contra mudanças climáticas / Imagem: Olivia Colacicco/Unsplash
Table of Content

Mais importante encontro global para discutir as mudanças climáticas, a COP26 –Conferência das Partes da ONU (Organização das Nações Unidas)– teve 55 destaques positivos e 19 pontos negativos, de acordo com documento de 20 páginas publicado pelo Instituto Talanoa, uma ONG voltada para a aceleração de boas práticas climáticas*.

*Nota do editor

Todos os juízos de valor contidos neste conteúdo são do instituto, e não do Correio Sabiá, que apenas está reproduzindo os destaques.

Correio Sabiá disponibiliza o PDF completo com a avaliação feita pelo instituto sobre os destaques da COP26. Basta clicar aqui para baixar.

Intitulado “Diário da COP26: do ‘zero à esquerda’ ao net-zero”, o documento mostra “o que foi bom e o que deixou a desejar” a cada dia do evento, que ocorreu de 31 de outubro a 13 de novembro. Como resultado final, o instituto disse:

“Claramente, a conferência não alcançou todo seu potencial, mas alcançou os compromissos necessários para nos direcionar a uma estratégia de transição global alinhada com cenários de aumento de temperatura abaixo de 1,5°C.”

Destaques positivos da COP26

Veja abaixo alguns destaques positivos da COP26, de acordo com o instituto. 

  • Belize se comprometeu a gastar US$ 4 milhões por ano e financiar um fundo de conservação marinha de US$ 23 milhões para proteger a segunda maior barreira de recife de coral do mundo. Este modelo de troca de dívidas segue os esforços pioneiros das Ilhas Seychelles.
  • Investidores que detém 8,7 trilhões de dólares em ativos anunciaram o fim do desmatamento até 2025.
  • Governadores que compõem o “Consórcio da Amazônia Legal” conseguem financiamento direto para redução das emissões de carbono firmando o Memorando de Entendimento (MoU) com a Coalizão LEAF- Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal.
  • Brasil adere ao acordo sobre redução das emissões de metano: Mais de 100 países anunciaram, durante a COP26, que se uniram à proposta de cortar emissões de metano em 30% até 2030, em relação aos níveis de 2020.
Um dos destaques negativos da COP26 foi o anti prêmio de Fóssil do Dia dado ao Brasil após discurso do ministro do Meio Ambiente
Um dos destaques negativos da COP26 foi o anti prêmio de Fóssil do Dia dado ao Brasil após discurso do ministro do Meio Ambiente / Imagem: Issy Bailey/Unsplash

Destaques negativos da COP26

Veja abaixo alguns destaques negativos da COP26, de acordo com o instituto. 

  • Reunião da cúpula de Líderes Mundiais –novamente sem a presença do Brasil.
  • Em evento paralelo, o ministro Paulo Guedes voltou a falar na necessidade de se mudar a vocação de Manaus e seu entorno, ressaltando que o país poderá dar 20 anos de isenção em impostos para empresas como a Tesla, Google, e Amazon, transformando a Amazônia na “Selva do Silício”, indo totalmente na contramão do que seria uma bioeconomia adequada para a região indicada por cientistas brasileiros.
  • No primeiro discurso oficial do Brasil na COP, o Ministro Joaquim Leite discursa na plenária: “onde existe muita floresta também existe muita pobreza”. A fala foi considerada pálida e racista. 
  • Brasil recebe pela segunda vez o anti prêmio Fóssil do Dia, devido ao discurso desastroso de Joaquim Leite. Enquanto isso, a mídia destaca o sucesso do pavilhão da sociedade civil brasileira na COP-26, o Brazil Climate Action Hub, em contraponto com o stand montado pelo governo.

Balanço final da COP26

Após listar pontos positivos e negativos a cada dia de evento, o Instituto Talanoa fez um balanço final com os principais desdobramentos do relatório final das negociações.

O único destaque negativo mencionado foi que “Índia, China e outros impediram o abandono de carvão e combustíveis fósseis no documento final.”

Já os destaques positivos do resultado final da COP26 foram os seguintes: 

  • Na decisão final está a meta de limitar o aquecimento a 1,5ºC. 
  • Processo pré-2025 para aumentar ambição de NDCs e financiamento. 
  • Bases claras para financiamento de adaptação e perdas e danos. 
  • Finalização do livro de regras do Acordo de Paris. 
  • Pacto Climático de Glasgow conecta diplomacia com economia real, ainda que aquela seja incremental e moroso. 
  • O oceano é destacado desde o preâmbulo até nos parágrafos da decisão como no parágrafo 61, “manter um diálogo anual (com início em junho de 2022) para fortalecer a ação baseada no oceano e para preparar um relatório resumido informal sobre o assunto e colocá-lo à disposição da COP”.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.