'Derrotamos o bolsonarismo', diz Barroso, ministro do STF 👨🏻‍⚖️

Link copiado!

‘Derrotamos o bolsonarismo’, diz Barroso, ministro do STF ??‍⚖️

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ficou no centro de um mal-estar. ???‍⚖️ Na conferência da UNE (União Nacional dos Estudantes), fez um discurso com críticas à ditadura e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). ?? Ao ser vaiado por estudantes por seu posicionamento no julgamento do piso salarial da enfermagem, Barroso disse que “aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”. ??‍⚕️??‍⚕️ Declarou que “lutei contra a ditadura e contra o bolsonarismo” e falou que “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”. ⚔️

Contexto: Congressistas aliados de Bolsonaro disseram que entrariam com pedido de impeachment contra Barroso, por quebra de decoro e atividade político-partidária, que é proibida a ministros do Supremo. ? O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu várias ligações de congressistas que se queixaram da postura do ministro. ?

  • Contexto: O Senado é a Casa responsável por analisar pedidos de impeachment de integrantes do Judiciário (caso de Barroso), ao passo que a Câmara é quem analisa pedidos assim para integrantes do Executivo. ? Pacheco disse que a declaração foi “inadequada e inoportuna”. ? Barroso emitiu uma nota dizendo que, “na verdade”, se referia “ao extremismo golpista e violento” e ligou ao Pacheco para se explicar. ?

A informação consta na curadoria de notícias do Correio Sabiá neste site, que recebe atualizações frequentes.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.