'Derrotamos o bolsonarismo', diz Barroso, ministro do STF 👨🏻‍⚖️

Table of Content

‘Derrotamos o bolsonarismo’, diz Barroso, ministro do STF ??‍⚖️

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ficou no centro de um mal-estar. ???‍⚖️ Na conferência da UNE (União Nacional dos Estudantes), fez um discurso com críticas à ditadura e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). ?? Ao ser vaiado por estudantes por seu posicionamento no julgamento do piso salarial da enfermagem, Barroso disse que “aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”. ??‍⚕️??‍⚕️ Declarou que “lutei contra a ditadura e contra o bolsonarismo” e falou que “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”. ⚔️

Contexto: Congressistas aliados de Bolsonaro disseram que entrariam com pedido de impeachment contra Barroso, por quebra de decoro e atividade político-partidária, que é proibida a ministros do Supremo. ? O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu várias ligações de congressistas que se queixaram da postura do ministro. ?

  • Contexto: O Senado é a Casa responsável por analisar pedidos de impeachment de integrantes do Judiciário (caso de Barroso), ao passo que a Câmara é quem analisa pedidos assim para integrantes do Executivo. ? Pacheco disse que a declaração foi “inadequada e inoportuna”. ? Barroso emitiu uma nota dizendo que, “na verdade”, se referia “ao extremismo golpista e violento” e ligou ao Pacheco para se explicar. ?

A informação consta na curadoria de notícias do Correio Sabiá neste site, que recebe atualizações frequentes.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.