Curadoria #797: Bolsonaro repete que pode não cumprir decisões do STF

Curadoria #797: Bolsonaro repete que pode não cumprir decisões do STF

Curadoria de notícias #797 do Sabiá (09.jun): Bolsonaro repete que pode não cumprir decisões do STF

Em discurso, presidente reitera que é chefe das Forças Armadas e volta a colocar sistema eleitoral em dúvida
Correio Sabiá: Cerimônia de Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento / Foto: Isac Nobrega/PR/06.jun.2022
Correio Sabiá: Cerimônia de Formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento / Foto: Isac Nobrega/PR/06.jun.2022

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Em discurso considerado duro até por aliados críticos ao Judiciário, Bolsonaro volta a dizer que é o chefe das Forças Armadas e que pode não cumprir decisões do STF;
  • Cúpula das Américas: em evento esvaziado, Bolsonaro e Biden se encontram nesta quinta-feira e devem tratar de fertilizantes e combustíveis, além de outros assuntos;
  • Ibovespa fecha pregão em 4ª queda consecutiva, com investidores repercutindo receio com inflação e alta dos juros; IBGE divulga hoje de manhã o IPCA de maio

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Bolsonaro reitera que é chefe das Forças Armadas e que pode não cumprir decisões do STF

Depois que a Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) restabeleceu a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), ainda na terça-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso cheio de críticas à Corte e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Eu sou o chefe das Forças Armadas. Nós não vamos fazer o papel de idiotas. (…) Eu fui do tempo que decisão do Supremo não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo. Não sou mais”, disse durante evento no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, sendo aplaudido pela plateia de autoridades.

Essa foi uma das declarações do presidente. Bolsonaro criticou que o TSE não aceitou as sugestões das Forças Armadas para, segundo o governo federal, “aperfeiçoar” o sistema eleitoral.

“Nós confiamos nas máquinas? Eu confio nas máquinas. Não confio em quem está atrás das máquinas”, afirmou.

Numa outra ocasião, criticou a possível revisão do marco temporal pelo STF, dizendo que tal medida acabaria com o agronegócio brasileiro. Por fim, falou que teria duas opções se o novo marco fosse aprovado: entregar a chave para um ministro do STF ou dizer: “não vou cumprir”.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de jornalista inglês é detido

Falando em terras indígenas… A PM (Polícia Militar) no Amazonas prendeu nesta quarta-feira (8) um suspeito de participar no desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, tem histórico de ameaças aos índios na região. 

A lancha do suspeito teria perseguido o barco do jornalista e do indigenista e, durante a perseguição, estaria acompanhado de outros 4 homens. As informações são do repórter Daniel Biasetto, que foi enviado pelo jornal O Globo para fazer a cobertura no local.

Aliás, o desaparecimento do Dom Phillips e do Bruno Pereira ganhou repercussão até do New York Times. As operações de buscas pelos 2 continuam nesta quinta-feira (9).

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

De acordo com outra reportagem, esta do Amazônia Real, que ouviu com exclusividade um indígena da região, Dom Phillips e Bruno Pereira teriam sido vítimas de uma emboscada.

As informações dessa fonte ouvida pelo Amazônia Real são de que a dupla tinha documentado invasões na TI (Terra Indígena) Vale do Javari, o que teria contrariado os interesses do narcotráfico local. 

O Correio Sabiá recebeu uma nota, em PDF, com posicionamento da ONG a respeito do desaparecimento do jornalista. Eis a íntegra, em PDF.

Bolsonaro e Biden se encontram na esvaziada Cúpula das Américas

É também nesta quinta-feira (9) que o presidente Jair Bolsonaro encontra o presidente norte-americano Joe Biden, na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Os 2 devem tratar, por exemplo, de fertilizantes e de como lidar com o aumento dos combustíveis por causa da guerra na Ucrânia. Temas como desenvolvimento sustentável, fontes limpas de energias, recuperação econômica global e fortalecimento da democracia na região também estão no radar.

A Cúpula das Américas começou nesta quarta (8), sem a presença do Bolsonaro e do chanceler Carlos França. O evento está esvaziado, já que o presidente dos Estados Unidos decidiu não convidar Cuba, Venezuela e Nicarágua, os quais o governo norte-americano classifica como ditaduras. Em protesto, o presidente do México disse que também não compareceria sem esses 3 integrantes. 

No Brasil, a presença de Bolsonaro foi dúvida. Biden precisou encaminhar um integrantes da Casa Branca para persuadir o governo brasileiro a comparecer, especialmente após a recusa do México.

O presidente brasileiro foi um dos últimos chefes de Estado do mundo a cumprimentar Biden pela vitória nas eleições norte-americanas e chegou a levantar suspeitas, sem apresentar provas, sobre a legitimidade da vitória do atual presidente sobre seu antigo aliado Donald Trump.

(Brasília - DF, 08/06/2022) Presidente da República Jair Bolsonaro transmite o cargo de Presidente da República ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de forma interina, por ocasião da Viagem Oficial para os Estados Unidos da América. Foto: Alan Santos/PR
Bolsonaro transmite o cargo de presidente da República ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de forma interina, por ocasião da viagem oficial para os Estados Unidos / Foto: Alan Santos/PR

IBGE divulga IPCA de maio; Ibovespa cai pela 4ª vez seguida

Por falar em agendas, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga na manhã desta quinta o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio. Outro evento relevante na Agenda da Semana, publicada todos os domingos e atualizada constantemente.

Já o Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (8) em sua 4ª queda consecutiva, com investidores refletindo as preocupações com a inflação e as medidas para contê-la. A queda foi de 1,55%, aos 108.367 pontos. Já o dólar fechou em alta de 0,33%, a R$ 4,89. 

Relator de projeto sobre combustíveis diz que texto deve ser votado na segunda (13)

Por fim, outro assunto pertinente que a gente tem comentado muito por aqui é sobre os combustíveis. Houve nesta quarta mais um reunião entre governadores e senadores para tratar do projeto que limita o ICMS desses itens a 17%. Relator do projeto no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) disse que “está muito confiante” de que o texto seja votado na segunda-feira (13).

Bezerra destacou que, em seu relatório, mantém a estrutura principal do texto aprovado na Câmara, que inclui a possibilidade da União compensar estados e municípios por eventuais perdas arrecadatórias até 31 de dezembro de 2022.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

leia mais