Curadoria de notícias #766 do Sabiá (27.abr)

Curadoria de notícias #766 do Sabiá (27.abr)
Link copiado!

Curadoria de notícias #766 do Sabiá (27.abr) – Comece o dia voando

Oferta de Elon Musk dispara crescimento de perfis de direita nas redes; Rússia diz ter matado 500 em uma noite
Gráfico apontando crescimento do perfil de Jair Bolsonaro no Twitter / Fonte: Reprodução / Twitter Pedro Barciela
Gráfico aponta crescimento do perfil de Jair Bolsonaro no Twitter, sendo a última atualização às 20h47 (portanto, depois das informações mencionadas abaixo; por isso há mais sgeuidores na foto do que no texo) / Fonte: Reprodução/Twitter Pedro Barciela

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Desenvolvedor e cientista de dados analisam crescimento exponencial de contas de autoridades de direita após Twitter aceitar oferta de Elon Musk;
  • Rússia diz que matou mais de 500 soldados ucranianos em apenas uma noite; Putin encontra Guterres e diz que tem ‘esperanças’ em saída diplomática;
  • Focus volta a ser divulgado e aponta expectativa de inflação e juros mais altos; Presidente da Câmara diz que só Congresso tem prerrogativa de cassar mandatos.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp. Clique aqui para receber.

Clique aqui para acessar a notícia da Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para os próximos dias.

Clique aqui para se INSCREVER no Sabiá no Ar, o podcast diário do Correio Sabiá no Spotify.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Para ficar de olho hoje:

  • Inflação. Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA-15), referente à 1ª metade de abril.
  • Estados Unidos. Mais uma vez, divulgação de dados de estoque de petróleo.
  • Bolsa. A Meta, dona do Facebook, divulga seu balanço.
  • Senado. Comissão de Educação do Senado ouve integrantes do suposto “gabinete paralelo” no MEC (Ministério da Educação), às 9h. 

Agora, pegue seu café e vamos ao resumo de notícias:

Após oferta de Elon Musk, perfis de autoridades de direita crescem acima da média

Comentamos nesta terça-feira (26) que a aquisição do Twitter por US$ 44 bilhões pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk, foi comemorada por aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), por simpatizantes do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por eleitores de direita, de maneira geral. 

O cientista de dados Pedro Barciela mostrou no próprio Twitter, num post feito às 17h39, que houve um crescimento dos perfis de autoridades de direita na passagem dos dias 24 para 25. E aí a gente está falando de diversos deputados aliados do presidente. Por exemplo:

  • a deputada federal Carla Zambelli ganhou 23 mil, 307% a mais do que no período anterior; 
  • a também deputada federal Bia Kicis, 19 mil, 368% a mais
  • o vereador Carlos Bolsonaro, 19 mil, 358% a mais do que no período anterior; 
  • e o senador Flávio Bolsonaro ganhou 17 mil seguidores, 300% a mais do que no período anterior.

Só que isso não ficou restrito a esses congressistas. O mesmo ocorreu com o Twitter do presidente Jair Bolsonaro. Até as 19h04 desta terça-feira (26), o desenvolvedor Christopher Bouzy disse que 65 mil contas começaram a seguir o presidente no Twitter nesse mesmo período de tempo. Números:

  • 19.999 (sim) foram criadas nesta terça.
  • 17.923 foram criadas na segunda (25).

Conclusão: Mais de 37 mil contas, cerca de 58% das últimas contas que começaram a seguir Bolsonaro, foram criadas desde terça.

Em seguida, esse mesmo desenvolvedor disse que podemos estar prestes a entrar num inferno de desinformação. 

Rússia informa ter matado 500 soldados ucranianos em apenas uma noite

A Rússia informou ontem que matou 500 soldados ucranianos em apenas uma noite. 

E o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, está em Moscou para encontrar com o presidente russo Vladimir Putin. O porta-voz de Guterres disse que ele “espera falar sobre o que pode ser feito para trazer a paz à Ucrânia urgentemente”. 

Já os ministros da Defesa dos países integrantes da Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, e da União Europeia se reuniram na Alemanha para discutir o fornecimento de mais armas à Ucrânia. 

E o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falou que há um “sério” risco de guerra nuclear na Ucrânia. Ele disse que, abre aspas, “o perigo é sério, é real. Não deveria ser subestimado.”

Encontro de partidos da 3ª via termina sem acordo

Falamos nessa terça-feira (26) que haveria um encontro de representantes dos 4 partidos que pretendem lançar uma candidatura única de 3ª via. São eles o PSDB, o MDB, o Cidadania e o União Brasil. A reunião ocorreu em Brasília, mas não teve acordo por enquanto. 

As siglas, no entanto, reafirmaram que pretendem anunciar um candidato único no dia 18 de maio, prazo anteriormente definido. E ainda disseram que estão abertas a conversar com o PDT, do pré-candidato Ciro Gomes.

Na volta do Boletim Focus, sobe a expectativa de inflação

O Boletim Focus voltou a ser divulgado nesta terça-feira, após os servidores do Banco Central suspenderem a greve que faziam desde o dia 1º de abril. O último Boletim havia sido divulgado no dia 28 de março.

Agora, o mercado atualizou suas projeções para o fim do ano dos principais indicadores econômicos do país, e definiu inflação e Selic mais elevadas. 

A estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) saiu de 6,86% no último Boletim Focus para 7,65%. Já a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, saiu de 13% para 13,25%. 

É importante dizer: essa expectativa de inflação está sendo reajustada, sempre para cima, há 15 semanas seguidas. E já corresponde a mais do que o dobro da meta oficial de inflação do país para este ano, que é de 3,5%.

Por outro lado, a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) também cresceu. Só que, neste caso, do PIB, é um bom sinal. Agora, o mercado espera um crescimento de 0,65% neste ano. Na última projeção, a estimativa era de 0,50%.

Lira diz que só Congresso pode cassar congressistas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que apenas o Congresso tem a prerrogativa de cassar mandatos de congressistas. Ou seja, a decisão sobre a cassação de mandatos cabe à Câmara e ao Senado, segundo ele.

A declaração ocorre após o STF (Supremo Tribunal Federal) condenar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão, inicialmente em regime fechado. No mesma decisão, o STF determinou a perda do mandato dele.

Silveira é aquele que recebeu graça constitucional do presidente Jair Bolsonaro. Portanto, o presidente perdoou a condenação do deputado. Falamos vários vezes sobre isso por aqui e até colocamos a íntegra de um áudio explicativo do Doutor em Direito, Marcelo Peregrino Ferreira. 

Além disso, grandes veículos de comunicação continuam falando sobre “indulto” ao Daniel Silveira. Tecnicamente, não foi isso que ocorreu. Ele recebeu “graça constitucional”. Se você não sabe o que é a diferença, corre lá no site do Sabiá que nós publicamos uma reportagem que explica direitinho a diferença.

Moraes determina que Silveira se manifeste sobre tornozeleira

Desde a Páscoa, a tornozeleira eletrônica do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não funciona. Agora, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que Silveira se manifeste sobre o caso. 

Já a ministra Rosa Weber, também do STF, deu prazo de 10 dias para que o presidente Jair Bolsonaro explique o motivo de ter dado o perdão ao deputado.

Aliás, Daniel Silveira foi nesta terça-feira à Câmara e disse que estava sem a tornozeleira. O deputado falou ainda que “nem era para ter usado ela”.

Bolsonaro e Lira participam de ‘Marcha dos Municípios’

Ocorreu em Brasília a Marcha dos Municípios, que contou com prefeitos de cidades do Brasil inteiro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da abertura, e o governo federal vai ter um stand para ouvir as demandas dos gestores locais. 

O governo, aliás, enviou um release à imprensa, que nós publicamos na íntegra em nosso site.

A Marcha dos Municípios é um evento anual feito para estreitar a relação entre os mandatários municipais e os representantes federais de todos os Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Todo ano tem Marcha dos Municípios e esta é a 23ª edição do evento, que deve durar até o dia 28. São esperados 6 candidatos à Presidência durante esses dias.

E quem também participou da Marcha foi o presidente Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em seu discurso, que recebemos e publicamos na íntegra no site do Correio Sabiá, Lira disse que esse diálogo entre os prefeitos e os representantes dos 3 Poderes é “muito importante e necessário”, porque, “embora a vida do cidadão aconteça nos municípios (…) as principais decisões que os afetam são tomadas em Brasília”.

Rio proíbe caixas de som na praia e não exige mais passaporte vacinal

A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) proibiu o uso de caixas de som na praia. Além disso, o governo municipal publicou ontem, em Diário Oficial Municipal, o decreto que anula a obrigatoriedade de se exigir o passaporte vacinal.

No texto, a Prefeitura diz que o quadro epidemiológico “aponta para a manutenção do cenário de estabilidade, com queda do número de casos leves, casos graves e óbitos”. Confira na íntegra no site do Sabiá.

Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade.

Campanha de apoio do Correio Sabiá: Vacina contra a desinformação

Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.