Criança de 5 anos e seu tio mortos em ataque aéreo em Gaza, enquanto Israel diz ter mirado 'ameaça iminente'
Mais de 400 pessoas foram mortas desde que começou a vigorar o acordo de cessar-fogo
Um ataque israelense em Gaza nesta segunda-feira (5.jan.2026) atingiu uma tenda que abrigava pessoas deslocadas. Uma menina de 5 anos morreu, junto com seu tio. Outras duas crianças ficaram feridas, disseram funcionários do hospital.
O ataque ocorreu na área de Muwasi, noroeste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, segundo oficiais do Hospital Nasser. A Associated Press não pôde verificar independentemente esses detalhes. Familiares choraram sobre os corpos enquanto eram levados ao hospital.
As vítimas estão entre as mais de 400 pessoas mortas em Gaza desde que começou um cessar-fogo em outubro, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.




Imagens: AP/Jehad Alshrafi
O exército israelense disse em redes sociais que atingiu um militante do Hamas que planejava ataque iminente contra tropas israelenses no sul da Faixa de Gaza. Afirmou que o ataque cumpriu o acordo de cessar-fogo e foi feito de forma direcionada para mitigar danos a civis.
Fortaleça o jornalismo independente e torne o Correio Sabiá ainda melhor para você. Seja membro e obtenha benefícios informativos.
Não ficou imediatamente claro se essa declaração se referia especificamente a este ataque fatal à tenda.
O exército israelense também disse que, devido a violações contínuas do cessar-fogo, começou a atacar alvos terroristas do Hezbollah e Hamas no sul e leste do Líbano.
Os ataques vieram dias antes do comandante do exército libanês estar programado para informar o governo de Israel sobre sua missão de desarmar o Hezbollah em áreas ao longo da fronteira entre os 2 países.
Israel e o grupo militante libanês trocaram fogo por mais de 1 ano antes de chegarem a cessar-fogo em novembro de 2024. Israel continua controlando pequenas partes do território libanês e prosseguiu com ataques, acusando o grupo de tentar se rearmar.
Mais cedo nesta mesma segunda-feira (5), o Ministério da Saúde de Gaza reportou que outros 2 corpos foram levados a hospitais locais nas últimas 24 horas.
Parte do governo controlado pelo Hamas, o ministério disse que 422 corpos foram levados a hospitais desde que o cessar-fogo entrou em vigor em 10 de outubro.
O ministério mantém registros detalhados de vítimas, considerados geralmente confiáveis por agências da ONU (Organização das Nações Unidas) e especialistas independentes.
O total geral de mortos palestinos na guerra Israel-Hamas subiu para pelo menos 71.388, disse o ministério. Outros 171.269 ficaram feridos, informou.
*Abou AlJoud reportou de Beirute. Colaboraram com esta reportagem os jornalistas Eleanor Reich, em Jerusalém, e Maryclaire Dale, em Filadélfia.
Autor
Agência de notícias global e independente, baseada nos EUA. Fundada em maio de 1846.