CPI: Por ‘falta de tempo hábil’, diretor da Prevent Senior falta ao depoimento
Batista devia esclarecer testes em “cobaias humanas” envolvendo “tratamento precoce”; evento foi adiado

Diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Junior faltou ao seu depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia no Senado nesta quinta-feira (16.set.2021). A empresa informou em nota (íntegra abaixo) que ele só recebeu a intimação no fim da tarde de quarta-feira (15) e, por isso, não houve “tempo hábil” para comparecer.
Incomodados com a ausência do depoente, senadores mencionaram a possibilidade de realizar uma condução coercitiva (à força) para obrigá-lo a depor. No entanto, desistiram da ideia.
A defesa de Batista alegou que a possibilidade deveria ser descartada, porque ele não se negou a comparecer. Além disso, argumentaram que a ausência estaria amparada no Código de Processo Civil, que determina que “o prazo mínimo para atender a uma convocação desta natureza é de 48 horas”.
Os senadores queriam, por meio do depoimento de Batista, investigar se a Prevent Senior teria feito pressão para que os médicos conveniados prescrevessem medicamentos sem eficácia comprovada para o “tratamento precoce” contra a Covid-19.
Denúncias e documentos também indicam que esses profissionais prescreveram remédios sem o consentimento dos próprios pacientes ou dos familiares, como se fossem “cobaias”.
Os médicos conveniados também foram supostamente obrigados pela companhia a trabalhar, mesmo infectados pelo vírus e sem usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), com intuito de facilitar a circulação da doença no ambiente hospitalar.
Assim, com a ausência de Batista, a Secretaria da Comissão informou que os senadores dedicariam o dia à votação de requerimentos.
CPI: Veja a agenda de depoimentos da semana que vem:
A Comissão tinha a intenção inicial de ouvir nesta quinta-feira o executivo da Precisa Medicamentos, Danilo Trento. Como ele não foi encontrado para receber a intimação, senadores convocaram Batista, que faltou.
O relatório final da CPI deveria ser apresentado no dia 23 de setembro. No entanto, a apresentação será adiada para que sejam incluídos os depoimentos da semana que vem.
Vice-presidente da Comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o depoimento do ministro Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) será na próxima terça-feira (21).
O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista, deve depor no dia seguinte (22). Os senadores também pretendem ouvir Danilo Trento na mesma semana, mas ainda não definiram uma data.
Eis a íntegra da nota enviada pela Prevent Senior à Comissão:
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) enviou e-mail ao jurídico da Prevent Senior na quarta-feira (15 de setembro) com a intimação para o depoimento do médico Pedro Benedito Batista Junior.
O e-mail foi recebido no final da tarde do mesmo dia e encaminhado à defesa do profissional, que informou não haver tempo hábil para a realização do depoimento nesta quinta-feira às 9h30. Isso porque, de acordo com o artigo 218 (parágrafo segundo) do Código de Processo Civil, o prazo mínimo para atender a uma convocação desta natureza é de 48 horas.
A Prevent Senior reitera que prestou todos os esclarecimentos encaminhados pela CPI nos últimos meses. E que continua à disposição para quaisquer esclarecimentos complementares. Importante frisar que o habeas-corpus concedido pelo STF ao médico não tem por objetivo conseguir o silêncio do convocado, mas meramente impedir que ele seja alvo de eventuais constrangimentos ilegais.
Author
Sign up for Correio Sabiá newsletters.
Stay up to date with curated collection of our top stories.