
Resumo de notícias #681 do Sabiá (07.dez) – Comece o dia voando
‘Orçamento secreto’: Rosa Weber restabelece execução das emendas de relator; STF: Bolsonaro fala em mais 2 evangélicos

O que você vai encontrar no resumo abaixo, em tópicos:
- ‘Orçamento secreto’: Rosa Weber autoriza continuidade da execução das emendas de relator
- Eleições 2022: Bolsonaro fala em mais 2 ministros evangélicos no STF
- Petrobras informa que não há nenhuma decisão sobre redução do preço dos combustíveis
- Bolsonaro edita MP que amplia acesso ao Prouni
Antes de começar a leitura do resumo, veja ainda a Agenda da Semana que o Correio Sabiá publicou nesta 2ª feira (6). É mais uma iniciativa do Correio Sabiá para tentar tornar o noticiário político mais simples de entender e acompanhar.
- Clique aqui para receber o resumo do Correio Sabiá no seu WhatsApp
‘Orçamento secreto:’ Rosa Weber autoriza continuidade da execução das emendas de relator
A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta 2ª feira (6) a continuidade da execução das emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.
Weber tinha determinado a suspensão das emendas de relator há 1 mês, no dia 5 de novembro. Depois, o plenário do STF (composto por todos os seus ministros) confirmou a decisão por 8 votos a favor e 2 contra.
A suspensão ocorreu pela falta de transparência na execução das emendas. O caso gerou atrito com o Congresso, que votou um PRN (projeto de resolução do Congresso Nacional) para dar mais publicidade ao direcionamento desses recursos.
Para concordar com a retomada da execução, Weber agora disse que havia risco ao andamento de obras e à prestação de serviços públicos. Era esse o argumento dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O Correio Sabiá publicou reportagem na qual explica o que são as emendas de relator e porque ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.
A mesma publicação também dá mais informações sobre o PRN que tratava de dar mais transparência para as emendas de relator. Houve, inclusive, um substitutivo apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que não foi adiante.

Eleições 2022: Bolsonaro fala em mais 2 ministros evangélicos no STF
Por falar em STF, o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta 2ª feira (6) que, se for reeleito, indicará mais 2 ministros evangélicos para a Corte.
Uma dessas indicações será para o lugar da própria Rosa Weber, que se aposenta em 2023, ano em que se iniciará um novo governo.
Aliás, logo no 1º ano do próximo governo, o presidente eleito terá duas indicações a fazer para o STF, porque haverá duas aposentadorias. O ministro Ricardo Lewandowski também se aposentará.
Ainda sobre eleições, Bolsonaro afirmou nesta 2ª feira (6) que é ele quem vai escolher seu vice em 2022. Falou ainda que “tem que ser uma pessoa que não te dê trabalho e que some”.
O presidente também disse que há gente dentro do governo “pregando” notas na imprensa para tentar “se cacifar”. Saíram notícias sobre a possibilidade de uma chapa com o atual ministro Fabio Faria (Comunicações).
Petrobras informa que não há nenhuma decisão sobre redução no preço dos combustíveis
Um dia depois de Bolsonaro dizer que a Petrobras começaria, nesta semana, uma série de “pequenas reduções” no valor dos combustíveis, a estatal informou nesta 2ª feira (6) que “não há nenhuma decisão” sobre os ajustes.
Numa outra repercussão às declarações de Bolsonaro no domingo (5), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, deu prazo de 48h para que o governo explique porque exige somente a apresentação de teste negativo para covid-19 para entrada no país por via aérea, e não um comprovante de vacinação.
O pedido de Barroso ocorre após Bolsonaro falar que estudava editar uma MP (medida provisória) para que só o governo federal possa decidir sobre a obrigatoriedade de um “passaporte vacinal” –e não estados e municípios.
Bolsonaro edita MP que amplia acesso ao Prouni
Bolsonaro editou nesta 2ª feira (6) uma MP com a qual altera regras do Prouni (Programa Universidade para Todos). O Correio Sabiá recebeu o release da Secretaria-Geral da Presidência que informa sobre a edição do ato.
Por política editorial e transparência jornalística, vamos sempre publicar neste site a íntegra desses documentos. Clique aqui para ver.
Pelo texto, Bolsonaro ampliou as condições de acesso ao programa para estudantes que fizeram ensino médio privado que foram pagantes e bolsistas parciais.
Bolsonaro também editou um decreto que retira a Casa da Moeda do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que trata das desestatizações do governo federal.
Da mesma forma, o Correio Sabiá também recebeu o release da Secretaria-Geral da Presidência e deixa a íntegra publicada neste site. Basta clicar aqui para ver.
Em ambos os casos, o recebimento dos atos normativos ocorreu antes mesmo da publicação no DOU (Diário Oficial da União), que ocorre nesta 3ª feira (7).

Author

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Sign up for Correio Sabiá newsletters.
Stay up to date with curated collection of our top stories.