Google: Correio Sabiá é selecionado no programa Startups Lab

Google: Correio Sabiá é selecionado no programa Startups Lab

Google: Correio Sabiá é selecionado no programa de aceleração Startups Lab

Fomos escolhidos junto a outras 15 startups de Jornalismo, em meio a centenas de outros projetos
Letreiro do Google / Foto: Pawel Czerwinski/Unsplash
Corrieo Sabiá é aprovado no Google News Initiative Startups Lab / Foto: Firmbee.com/Unsplash

O Correio Sabiá foi selecionado no programa de aceleração de startups do Google, chamado GNI (Google News Initiative) Startups Lab, desenvolvido junto com o Echos, laboratório de futuros desejáveis, e a Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Eis a lista de todas as startups selecionadas no programa:

Correio Sabiá foi uma das startups de Jornalismo escolhidas para receber aceleração do Google

O período de inscrições foi do dia 14 de junho ao 17 de julho. Os resultados foram comunicados no dia 1º de agosto. O programa terá início no dia 15 de agosto, uma segunda-feira, quando ocorrerá integração dos selecionados. O término das atividades está previsto para o dia 2 de dezembro, com apresentação de resultados e feedbacks de especialistas.

“Participar desse programa é uma enorme conquista e um maravilhoso reconhecimento do Jornalismo que fazemos com tanto esforço há quase 4 anos, diariamente. Basta fazer contas: para que possamos enviar tanto conteúdo, ou seja, fazer tantas entregas com essa qualidade e regularidade, nos horários em que fazemos envios e tendo uma equipe tão enxuta, de onde vem o tempo? Historicamente, das minhas horas de sono, das quais abdiquei ha anos para levar adiante esta organização. Jamais seria possível se não fosse completamente apaixonado pelo Jornalismo e pelo Sabiá”, disse o criador e diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro.

O que é o GNI (Google News Initiative) Startups Lab?

O Startups Lab da Google News Initiative é um programa criado em parceria com a Echos e a Ajor, com o objetivo de apoiar empresas jornalísticas em estágio inicial de desenvolvimento. 

Há uma imersão de 16 semanas (4 meses) para atender “as necessidades específicas de empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de novos produtos inovadores que ofereçam Jornalismo de qualidade”, segundo o próprio GNI Startups Lab. O objetivo é promover a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital.

Correio Sabiá será acelerado com mentorias e apoio financeiro
Correio Sabiá será acelerado com mentorias e apoio financeiro

Durante o programa, as startups receberão até US$ 20.000 (valor bruto) em financiamento e terão acesso a:

  • mentoria
  • treinamento
  • workshops sobre estratégia, produto, modelos de negócio, vendas, marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos

As startups selecionadas ainda terão acesso exclusivo a especialistas do Google para ajudá-las a criar estratégias digitais de sucesso.

No final do programa, cada startup poderá apresentar seu pitch para potenciais investidores em um Demo Day.

Correio Sabiá: ‘uma sociedade bem informada toma decisões melhores’

Criado pelo jornalista Maurício Ferro, o Correio Sabiá tem uma curadoria diária das notícias essenciais do dia em seus grupos no WhatsApp desde outubro de 2018, ocasião das eleições presidenciais, como forma de combater as fake news no aplicativo de mensagens.

Desde então, o Correio Sabiá cresceu de 1 grupo no WhatsApp para um total de 18 grupos, com cerca de 3,5 mil leitores diários inscritos. Clique aqui para receber.

A iniciativa jornalística independente foi contemplada no programa “A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America“, parceria entre o prestigiado ICFJ (International Center for Journalists) e o U.S. Department of State.

O programa do ICFJ reuniu uma série de jovens jornalistas empreendedores da América Latina, sendo o diretor do Correio Sabiá, Maurício Ferro, o único brasileiro na edição de 2020 (realizada remotamente por ocasião da pandemia).

Após o programa, o Correio Sabiá lançou este site e montou uma equipe de colaboradores e articulistas, que atua espontanea e voluntariamente por gostar e acreditar neste trabalho jornalístico independente.

Agora, o Correio Sabiá se prepara para voar ainda mais longe com o apoio do programa do Google em parceria com Echos e Ajor. Venha voar com a gente também.

leia mais