Correio Sabiá é a 1ª organização de mídia do Brasil a criar seção independente para Oceano
Inovamos na maneira de fortalecer a cobertura oceânica
Depois de ser a 1ª organização de mídia do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, o Correio Sabiá agora é também é a 1ª empresa jornalística a dar independência para sua seção de cobertura do Oceano, chamada Ocean.
Há até Instagram próprio (ocean.correiosabia). Acompanhe:
O Ocean surgiu a partir de uma reportagem contemplada pelo EJN (Earth Journalism Network). O criador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, foi um dos 9 selecionados no mundo pelo programa Reporting on Marine Pollution, em 2023.
A seleção teve pessoas de vários continentes (América, África, Ásia, Europa). Ferro foi o único brasileiro do grupo.
O objetivo do programa, como o nome já dizia, era reportar sobre poluição marinha. Nosso tema foi inovador: falamos sobre a poluição sonora causada pelo ser humano a partir de embarcações pesqueiras e turísticas.
Passamos meses fazendo mergulhos de cilindro na cidade de Arraial do Cabo (RJ) e entrevistando os principais pesquisadores do Brasil em acústica marinha.
Desenvolvemos uma landing page para expor o tema e fizemos um documentário, disponível em nosso YouTube em versões com legendas em português e inglês.
Assista abaixo ao documentário:
Foram tantas entregas de conteúdo que decidimos adotar uma estratégia ousada de desmembrar nossa cobertura ao criar um Instagram só para o oceano em outubro de 2023. Surgiu o Ocean.
Ou seja, o Correio Sabiá deu asas próprias ao seu projeto que trata da temática oceânica. Foi um gesto importante, porque empoderou o assunto a partir da independência.
Construção de Comunidade e planos de novos mergulhos
Depois de desmembrar o Ocean, queremos dar novas braçadas. Uma delas é pela construção de uma Comunidade. É um espaço de debate oceânico, com experts e outros integrantes da sociedade civil interessados na causa.
Ocean network: queremos que você participe; saiba como.
No site do Correio Sabiá (todo renovado e em constantes melhorias), há também uma série de reportagens oceânicas.
Além dos já mencionados conteúdos sobre poluição sonora marinha, estamos em busca de conhecimento sobre o assunto. Papers são sempre bem-vindos.
O plano de longo prazo é ampliar a divulgação científica, com novos conteúdos inovadores atrelados a estratégias de distribuição de conteúdo e engajamento de audiência, como já provamos que podemos fazer.
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