Correio Sabiá participa de Seminário de Jornalismo Ambiental do ((o))eco
Na ocasião, expusemos o programa de mentoria que conduzimos para jornalistas e pesquisadores da Amazônia, com apoio de Internews, USAID e Wildlife Conservation Society
CEO/fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou de um painel, na última sexta-feira (30.ago.2024), no Seminário de Jornalismo Ambiental do jornal ((o))eco, que completou 20 anos. O evento ocorreu na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) do Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de agosto.
⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.
Na ocasião, o Correio Sabiá esteve na mesa "Investigando Delitos Ambientais na Amazônia" ao lado de Kendria Cavalcante, da Rede Amazônica, e Maria Regina Telles, da Revista Cenarium. A mediação foi de Bryan Araújo, da Internews.
O painel permitiu a exposição do trabalho que o Correio Sabiá desenvolveu por meio do programa "Conservando Juntos", que selecionou 6 organizações de notícias no 1º semestre de 2024, entre elas o próprio Correio Sabiá.
Pelo "Conservando Juntos", uma aliança do Correio Sabiá com Internews, USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional) e WCS (Wildlife Conservation Society), conduzimos mentorias para mais de 40 jornalistas e pesquisadores da Amazônia. Tudo com apoio da Earth Journalism Network.
➡️ Alguns de nossos objetivos com o programa:
- Estimular a criação de novos produtos digitais de notícias e/ou melhorar produtos já existentes focados na divulgação de delitos ambientais;
- Permitir que jornalistas e pesquisadores com impacto local pudessem estabelecer ou expandir audiências interessadas em seus trabalhos voltados para divulgar delitos ambientais;
- Endereçar uma solução ao deserto de notícias, que é maior na região amazônica, como apontam os dados do Atlas da Notícia.
A proposta foi elaborada com base na expertise acumulada pelo Correio Sabiá em quase 6 anos de distribuição inovadora de conteúdo. Somos a 1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp. (Mais detalhes das nossas qualificações estão na seção Quem Somos deste site.)
Cerca de 50% dos municípios brasileiros não têm jornal. Vivem num deserto de notícias. No entanto, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones, sendo o aplicativo que mais aparece na tela principal dos aparelhos.
Os dados mostram que os consumidores de notícias estão no WhatsApp. Isso sinaliza que o app pode ser uma solução para atingir e impactar audiências locais.
Daí nosso programa de mentoria para capacitar jornalistas e pesquisadores e construir canais de contato com as pessoas. Miramos em tornar mais plural o ecossistema noticioso, com estratégias de criação de produto.
Ao todo, permitimos a criação ou melhoria de 20 produtos jornalísticos em todos os estados da Amazônia Legal. Somando todas as audiências, estimamos um alcance total de 500 mil pessoas.
É possível assistir ao painel do Seminário de Jornalismo Ambiental no YouTube do jornal ((o))eco. No vídeo abaixo, o CEO/fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, é o 3º palestrante a falar. Assista:
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.