Correio Sabiá participa de Seminário de Jornalismo Ambiental do ((o))eco

Na ocasião, expusemos o programa de mentoria que conduzimos para jornalistas e pesquisadores da Amazônia, com apoio de Internews, USAID e Wildlife Conservation Society

Correio Sabiá participa de Seminário de Jornalismo Ambiental do ((o))eco
Table of Content

CEO/fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro participou de um painel, na última sexta-feira (30.ago.2024), no Seminário de Jornalismo Ambiental do jornal ((o))eco, que completou 20 anos. O evento ocorreu na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) do Rio de Janeiro nos dias 29 e 30 de agosto.

⚠️ Seja membro do Correio Sabiá. Ganhe privilégios que tornarão sua experiência ainda melhor. ✨ Cancele quando quiser.

Na ocasião, o Correio Sabiá esteve na mesa "Investigando Delitos Ambientais na Amazônia" ao lado de Kendria Cavalcante, da Rede Amazônica, e Maria Regina Telles, da Revista Cenarium. A mediação foi de Bryan Araújo, da Internews.

O painel permitiu a exposição do trabalho que o Correio Sabiá desenvolveu por meio do programa "Conservando Juntos", que selecionou 6 organizações de notícias no 1º semestre de 2024, entre elas o próprio Correio Sabiá.

Pelo "Conservando Juntos", uma aliança do Correio Sabiá com Internews, USAID (Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional) e WCS (Wildlife Conservation Society), conduzimos mentorias para mais de 40 jornalistas e pesquisadores da Amazônia. Tudo com apoio da Earth Journalism Network.

Alguns de nossos objetivos com o programa:

  • Estimular a criação de novos produtos digitais de notícias e/ou melhorar produtos já existentes focados na divulgação de delitos ambientais;
  • Permitir que jornalistas e pesquisadores com impacto local pudessem estabelecer ou expandir audiências interessadas em seus trabalhos voltados para divulgar delitos ambientais;
  • Endereçar uma solução ao deserto de notícias, que é maior na região amazônica, como apontam os dados do Atlas da Notícia.

A proposta foi elaborada com base na expertise acumulada pelo Correio Sabiá em quase 6 anos de distribuição inovadora de conteúdo. Somos a 1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp. (Mais detalhes das nossas qualificações estão na seção Quem Somos deste site.)

Cerca de 50% dos municípios brasileiros não têm jornal. Vivem num deserto de notícias. No entanto, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones, sendo o aplicativo que mais aparece na tela principal dos aparelhos.

Os dados mostram que os consumidores de notícias estão no WhatsApp. Isso sinaliza que o app pode ser uma solução para atingir e impactar audiências locais.

Daí nosso programa de mentoria para capacitar jornalistas e pesquisadores e construir canais de contato com as pessoas. Miramos em tornar mais plural o ecossistema noticioso, com estratégias de criação de produto.

Ao todo, permitimos a criação ou melhoria de 20 produtos jornalísticos em todos os estados da Amazônia Legal. Somando todas as audiências, estimamos um alcance total de 500 mil pessoas.

É possível assistir ao painel do Seminário de Jornalismo Ambiental no YouTube do jornal ((o))eco. No vídeo abaixo, o CEO/fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, é o 3º palestrante a falar. Assista:

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.