Correio Sabiá participa de congresso em Bolonha, na Itália
Organização será representada pelo fundador Maurício Ferro, único não-europeu no evento
Fundador e CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro participa a partir desta sexta-feira (18.out.2024) da Climate Arena, uma conferência de 2 dias sobre jornalismo climático. O evento ocorre em Bolonha, na Itália (🇮🇹).
Representando o Correio Sabiá, Ferro é o único não-europeu a participar da conferência. Falará num painel sobre formas criativas de engajar e atingir audiências, no sábado (19.out).
Para isso, Ferro vai se basear em 6 anos de experiência em inovação e desenvolvimento de produtos com esta organização de notícias. O Correio Sabiá é a 1ª empresa de mídia do Brasil lançada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.
Nos últimos anos, Ferro tem defendido formatos interativos, sem barreiras entre audiência e jornalistas, como forma de construir confiança e lealdade. Consequentemente, uma maneira de ampliar fontes de receita, como alguns dos principais dados sugerem.
Os dados serão expostos em painel na Climate Arena. Depois, o Correio Sabiá poderá disponibilizar as informações e compartilhar os aprendizados adquiridos com outros jornalistas e organizações de mídia.
O Correio Sabiá também poderá dar mentorias, consultorias e palestras para empresas e/ou pessoas que quiserem se aprofundar nesses temas. São atividades que tivemos nos últimos 2 anos para fortalecer nossa organização.
Conexão com a audiência como modelo de negócio
Ainda temos defendido a necessidade de leitores apoiarem o Correio Sabiá. A produção jornalística custa caro. Enquanto a maioria das pessoas executa suas tarefas diárias, jornalistas se encarregam de obter, apurar e entregar informações.
Essa atividade custa tempo do profissional. No caso da empresa, custa o salário do funcionário e outras manutenções estruturais. Há várias, como os valores de operação do site, por exemplo.
Para que o jornalismo seja independente, o jornalista depende da sua audiência –e é bom que seja assim, porque essa relação é capaz de gerar conexão, aproximando o conteúdo jornalístico do que a sociedade precisa.
Ou seja, o financiamento pelos leitores é parte fundamental (ou deveria ser) do modelo de negócio das organizações de mídias.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.