Correio Sabiá participa de pesquisa sobre uso de IA no jornalismo
Por iniciativa da Trusting News, grupo de trabalho envolveu um total de 10 organizações para entender se o uso transparente de IA se traduz em confiança da audiência

O Correio Sabiá foi uma das 10 organizações de notícias selecionadas em fevereiro pela Trusting News para participar de um grupo de trabalho que discutiu o uso de IA (inteligência artificial) no jornalismo, como informamos anteriormente.
Juntos, os jornais desenvolveram uma pesquisa para medir se avisos de transparência (disclaimers) sobre o uso de IA se refletiam em maior confiança da audiência no jornalismo.
- Eis o anúncio oficial da Trusting News sobre os selecionados.
Saiba quais as 10 organizações participantes
Os resultados ainda não foram divulgados. Pretendemos informar nossa audiência quando tivermos mais detalhes, assim como queremos tornar esses avisos uma prática constante, sempre que houver uso de IA.
Na seção Quem Somos do site, onde listamos os documentos de transparência (assim como outras informações relevantes da nossa história), temos Políticas de Uso de IA. Fazemos atualizações constantes.
Veja exemplos de como avisamos sobre o uso de IA


Imagem gerada com ajuda de IA (inteligência artificial), sob orientação humana, em conformidade com nossas Políticas de Uso de IA. Sabendo disso, responda por favor a esta pesquisa, essencial para melhorarmos a forma transparente que fazemos jornalismo.

Agora que você está ciente disso, clique aqui para responder a esta pesquisa, por favor. Estamos participando de um programa global que discute o uso transparente de IA no jornalismo. Sua resposta é essencial.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.