Correio Sabiá lança newsletter semanal do Pulpo Eleitoral
O Pulpo é o 1º projeto jornalístico que agrega informações eleitorais de todos os países num só lugar; saiba como receber
O Correio Sabiá lançou nesta sexta-feira (20.set.2024) a newsletter do Pulpo Eleitoral, projeto para ampliar as descobertas sobre eleições no mundo todo e combater a desinformação. Leia a 1ª edição aqui.
- Para receber, basta se registrar no site do Correio Sabiá. No seu perfil, você pode selecionar quais conteúdos são enviados a você por e-mail.
O lançamento da newsletter foi uma demanda dos participantes do grupo do Pulpo Eleitoral no WhatsApp, que conta com mais de 200 pessoas, dentro da Comunidade do Correio Sabiá.
A newsletter do Pulpo Eleitoral reúne informações sobre eleições em todos os países que conseguimos mapear no mundo. Detalhamos, por exemplo:
- 🇩🇿 Argélia
- 🇯🇴 Jordânia
- 🇱🇰 Sri Lanka
- 🇮🇳 Índia
- 🇨🇿 República Tcheca
Portanto, é um trabalho de curadoria extenso que demanda esforços diários de nossa equipe. Por isso mesmo, já a partir da 2ª edição da newsletter, o conforto da leitura integral pelo e-mail será exclusividade dos membros do Correio Sabiá.
Ou seja, só as pessoas que apoiam o Correio Sabiá poderão ler 100% da newsletter do Pulpo Eleitoral pelo e-mail. Mesmo assim, liberaremos que não-membros possam ler pelo site, gratuitamente.
"Essa é uma forma de darmos um benefício aos nossos associados, que financiam nossos esforços. Ao mesmo tempo, mantemos nossos princípios de fornecer conteúdo de qualidade e livre acesso para todos, mas pedindo apoio pelo justo e complexo trabalho que realizamos", disse o fundador do Correio Sabiá Maurício Ferro.
"Precisamos fazer um trabalho de educação midiática para que as pessoas que gostam e aproveitam o Correio Sabiá entendam que nosso trabalho precisa ser remunerado. Ninguém trabalha de graça. O apoio da audiência é essencial para que consigamos continuar fazendo isso e ainda melhorar", completou Ferro.
Serviço:
- Onde? Por e-mail.
- Como participar? Basta se inscrever aqui.
- Quando? Todo sábado (semanal). Horário ainda indefinido.
- Quanto?
- Membros do Correio Sabiá (de qualquer modalidade de assinatura) terão acesso completo por e-mail. Torne-se membro para fortalecer o jornalismo independente e desbloquear vantagens.
- Não-membros do Correio Sabiá têm leitura parcial pelo e-mail. Se quiserem acesso completo e gratuito, terão que fazer leitura pelo site.
Objetivos do produto:
Com o lançamento da newsletter do Pulpo Eleitoral, o Correio Sabiá pretende fortalecer sua missão de empoderar a audiência pelos conhecimentos político e ambiental, para que a sociedade tome decisões baseadas em fatos, dados e evidências.
O Pulpo Eleitoral é um projeto-chave do universo informativo que o Correio Sabiá tem construído, porque dá conta de uma área fundamental da cobertura editorial desta organização de notícias: eleições.
Lembrando: o Correio Sabiá foi lançado em 2018, numa eleição presidencial, com objetivo de combater a desinformação a partir de uma estratégia de distribuição de conteúdo inovadora, via WhatsApp. É a 1ª organização de mídia do Brasil criada no app de mensagens.
História do Pulpo Eleitoral
O Pulpo Eleitoral foi um dos 9 projetos do Brasil selecionados pelo ICFJ (International Center for Journalists) no programa Jogo Limpo 2.0, de 2023, apoiado pelo YouTube Brasil. O intuito era oferecer soluções inovadoras contra a desinformação.
Desenvolvemos um storytelling para tornar o projeto mais atraente para as audiências. "Da nossa central de inteligência, lançamos os tentáculos sobre os sistemas eleitorais do mundo todo, agregando-os num só lugar e permitindo comparações".
Inicialmente lançado com o nome de Pulpo Anti Fiction, numa brincadeira com o filme Pulp Fiction, do diretor Quentin Tarantino, o Pulpo tem um design com cores vibrantes, marcas do cineasta.
O storytelling do projeto também definia que "nossa história é digna de Oscar", a diferença é que esse "pulpo" é "antifiction", numa referência ao compromisso do Pulpo Eleitoral combater a desinformação que mais cresce no mundo, em todas as plataformas digitais: as falsas narrativas contra credibilidade dos pleitos.
Como parte do projeto, o Correio Sabiá desenvolveu uma plataforma interativa e cross-border para o Pulpo Eleitoral, que agrega dados de eleições em diferentes países e permite que a audiência faça comparações entre eles.
Jornalistas desses países registrados na base de dados do Pulpo Eleitoral são convidados a escrever um texto descritivo sobre os processos eleitorais onde estão baseados, o que garante caráter global ao projeto.
Na Comunidade do Correio Sabiá no WhatsApp, inovamos ao criar um grupo interativo, em que as pessoas publicam comentários, opiniões e notícias relacionadas às eleições em distintos países. Um experimento que deu certo e conta com mais de 200 usuários ativos.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.