Participamos de evento sobre WhatsApp para comunidades da Amazônia
Experiência validou relevância do aplicativo de mensagens para populações locais, que demandam conexão e distribuição de conteúdo
A convite de Internews e WCS (Wildlife Conservation Society), o fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, apresentou esta organização de notícias e o trabalho que vem realizando no WhatsApp para engajar audiências e construir comunidades no evento Diálogo de Saberes, realizado em Brasília (DF), nos dias 3 ao 6 de fevereiro de 2025.
O evento teve uma ampla programação e reuniu 16 comunidades de pescadores locais da Amazônia, que representam dezenas de milhares de associados.
Em sua apresentação, Maurício falou sobre:
- A origem do Correio Sabiá, primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, num trabalho pioneiro de estratégia de distribuição de conteúdo para construir audiências e confiança, assim como endereçar uma solução à desinformação.
- Projetos atuais do Correio Sabiá, que é uma das 9 startups selecionadas no programa Chat for Impact, do WhatsApp e da Turn.io, para fortalecer iniciativas da Amazônia.
- Por meio deste programa, estamos criando um chatbot para promover uma experiência informativa interativa, com respostas em tempo real para as dúvidas dos leitores, integração com AI (inteligência artificial) e gamificação educativa.
- Planos para o futuro do Correio Sabiá, como a ampliação da nossa rede de jornalistas e não-comunicadores da Amazônia, novas Comunidades e até mais cursos e mentorias para construção de canais no WhatsApp, principal meio de comunicação na região amazônica.
Da parte do Correio Sabiá, a participação no evento foi fundamental para entender as necessidades informativas das comunidades amazônicas. Mais uma vez, validamos a importância da distribuição de conteúdo e do papel do WhatsApp na divulgação de atividades locais e construção de redes.
Participantes também levantaram questões relevantes, com perguntas que envolveram segurança (tanto digital quanto física, mostrando a complexidade de reportar sobre delitos ambientais para quem está no território), proteção de dados e AI (inteligência artificial).
O Correio Sabiá reconheceu os desafios, assim como reforçou a importância de promover debates para avançar em questões sensíveis e defendeu o uso das ferramentas que temos à disposição não como solução milagrosa para todos os problemas, mas sim como alternativa viável aos problemas que enfrentamos.
Mentoria para jornalistas e pesquisadores na Amazônia
Um dos serviços que o Correio Sabiá oferece para pessoas e empresas é de mentoria e/ou consultoria em distribuição de conteúdo, engajamento de audiência, desenvolvimento de produto digital e construção de comunidade.
Em 2024, por conta da nossa atuação no WhatsApp, demos mentoria para mais de 40 jornalistas e pesquisadores da Amazônia, com foco na divulgação de delitos ambientais e soluções focadas no meio ambiente, estimulando a construção de canais de contato com a audiência.
O treinamento e a mentoria tiveram apoio de Internews, USAID (Agência Internacional dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional) e WCS (Wildlife Conservation Society) por meio do programa Conservando Juntos, no qual o Correio Sabiá foi uma das 6 organizações de notícias selecionadas.
Como resultado, o Correio Sabiá promoveu a diversificação do ecossistema noticioso amazônico, região com alto percentual de "desertos de notícias" (nome dado a cidades sem qualquer organização de mídia) e foi mencionado em fontes diversas.
- Veja aqui os resultados do programa de mentoria do Correio Sabiá, chamado "Um voo na Amazônia". Desenvolvemos uma página específica para listar o impacto do treinamento.
Ainda em 2024 –e por conta do impacto do nosso programa de treinamento–, participamos do seminário de Jornalismo Ambiental do jornal ((o))eco, que marcou 20 anos da organização.
É possível assistir ao painel do Seminário de Jornalismo Ambiental no YouTube do jornal ((o))eco. No vídeo, o CEO/fundador do Correio Sabiá, Maurício Ferro, é o 3º palestrante a falar.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.