⚡️ #990: O que esperar das notícias da semana (28.ago a 3.set)

⚡️ #990: O que esperar das notícias da semana (28.ago a 3.set)

⚡️ #990: O que esperar das notícias da semana (28.ago a 3.set)

Esta curadoria do Correio Sabiá recebe atualizações para te manter bem informado/a ao longo do(s) dia(s)
Correio Sabiá explica o que deve estar no radar do noticiário / ? Sina Salehian/Unsplash
Correio Sabiá explica o que deve estar no radar do noticiário / ? Sina Salehian/Unsplash

Contexto. Na semana passada, houve a aprovação do novo marco fiscal, chamado de arcabouço fiscal. Agora, falta só a sanção presidencial, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está de volta da sua viagem à África, onde passou por África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe. Chegou ontem (27) e pode tornar lei o marco fiscal. Agora, o noticiário econômico-legislativo deve ficar mais voltado para a formulação do Orçamento de 2024 e para a reforma tributária. Além disso, nesta semana, há ainda a divulgação de indicadores de emprego (Caged), desemprego (Pnad) e do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre de 2023.

  • ?️ A previsão das notícias está listada por data na Agenda da Semana do Correio Sabiá.

Mas voltando ao Lula… Na África do Sul, o presidente participou da reunião do Brics (grupo formado por Brasil, ?? Rússia, ?? Índia, ?? China ?? e África do Sul ??). Só que estes 5 países aprovaram a entrada de mais 6 no início do ano que vem: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Assim, o Brics passará do atual patamar de 41% da população mundial para 46%. Também firmaram um compromisso de buscar formas de usar as moedas locais nas transações comerciais entre os membros.

  • ✈️ A lista de todas as viagens do Lula ao exterior em 2023 está nesta reportagem do Correio Sabiá.

Mais. Junto com Lula, também devem ser retomadas as discussões sobre possíveis mudanças em ministérios. No exterior, o presidente agradeceu aos congressistas por terem aprovado “tudo o que a gente [governo federal] queria”. No Brasil, uma das primeiras agendas oficiais dele será receber o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, num contexto em que o candidato da direita Javier Milei lidera as pesquisas eleitorais (e venceu as primárias). 

Nos Estados Unidos… O ex-presidente Donald Trump foi preso por causa do processo que apura supostas fraudes eleitorais dele na eleição de 2020. Permaneceu na prisão por apenas 20 minutos e saiu depois de pagar US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) de fiança. Já o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi suspenso pela Fifa depois que beijou à força a jogadora de futebol feminino espanhola Jenni Hermoso, na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, na Austrália. A Espanha foi campeã.

Por fim… Na Rússia, caiu o avião no qual estaria o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, entre seus 10 tripulantes. Todos morreram. O Grupo Wagner é um grupo fortemente armado (o próprio governo russo o armou). Teve importante papel em conflitos, mas recentemente (uns 2 meses) se amotinou contra o governo e marchou até Moscou. Queriam destituir o ministro da Defesa do país. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou Prigozhin de “traidor” em rede nacional de TV. Eles eram próximos.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais