#948: Pontapé inicial das principais notícias desta semana

#948: Pontapé inicial das principais notícias desta semana

#948: Comece a semana sabendo as notícias essenciais para estar bem informada/o

Correio Sabiá fará atualizações nesta curadoria de notícias para te manter bem informado/a
Correio Sabiá mostra as notícias mais relevantes num único lugar. Em 4 minutos, você fica bem informado/a para começar o dia voando / Foto: Belinda Fewings/Unsplash
Correio Sabiá mostra as notícias mais relevantes num único lugar. Em 4 minutos, você fica bem informado/a para começar o dia voando / Foto: Belinda Fewings/Unsplash

A semana que começa tem alguns pontos para você manter no radar. Do lado econômico, certamente haverá notícias sobre reforma tributária e sobre o estabelecimento de uma nova “âncora fiscal”, ou seja, um mecanismo para controlar os gastos do governo federal (leia-se “evitar gastanças descontroladas”).

Lembrando: a regra do teto de gastos (que impede o crescimento das despesas públicas acima da inflação) recebeu diversas críticas de integrantes do governo federal, além de ter sido driblada nos últimos anos pelo governo anterior por causa da emergência em saúde pública da covid-19. Desde então, fala-se em definir uma nova regra para ser realmente cumprida.

(Parênteses: começa nesta quarta-feira (15.mar.2023) o período de declaração do Imposto de Renda 2023. Preparamos um conteúdo especial sobre o assunto para tirar suas principais dúvidas e, ao longo das próximas semanas, prepararemos mais materiais para te manter bem informado/a sobre o assunto.)

Voltando aos assuntos para ter no radar: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta segunda-feira (13.mar.2023) para Roraima. Vai participar da 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, realizada no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento consta em nossa Agenda da Semana, conteúdo atualizado diariamente e que dá mais previsibilidade ao noticiário, porque lista os principais eventos políticos e econômicos em cada dia.

Falando em viagem, Lula vai ainda neste mês (março) à China. A data ainda não foi divulgada, o que pode ocorrer nestes dias. Listamos no Correio Sabiá todas as viagens internacionais que Lula já realizou em 2023. Incluímos as previsões de viagens que ele deve realizar. É outro conteúdo que tem atualizações frequentes.

Agora, relembrando a semana passada:

Fizemos no Correio Sabiá uma ampla cobertura do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. Inclusive, publicamos uma reportagem com atualizações frequentes que lista todas as medidas do governo Lula 2023 voltadas, especificamente, para as mulheres. Está aqui.

Temos no Correio Sabiá um conteúdo semelhante, que lista todas as medidas do governo Lula 2023, com divisão por áreas de interesse (Habitação, Meio Ambiente, etc.). Da mesma maneira, o conteúdo recebe atualizações frequentes para te manter sempre bem informada/o.

Na semana passada, fizemos algumas atualizações nessa reportagem. Foi necessário incluir, por exemplo, que o governo federal anunciou na sexta-feira (10.mar.2023) o reajuste em até 39% da merenda escolar. O investimento total para viabilizar esse reajuste é de R$ 1,5 bilhão.

No mesmo dia em que anunciou o reajuste da merenda escolar, o governo federal lançou uma plataforma para mapear as obras relacionadas à Educação que estão paradas. Da mesma maneira, acrescentamos essa informação no conteúdo que lista as medidas do governo Lula 2023.

Eis o vídeo da ocasião dos anúncios mencionados acima:

Além disso, na mesma sexta-feira (10), o governo federal também anunciou um acordo com governadores para compensar as perdas pela diminuição da arrecadação com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O investimento será de R$ 26,9 bilhões. O InfoMoney mostrou detalhes do acordo entre União e estados.

Ainda na sexta-feira (10), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a inflação oficial do país de fevereiro, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo): 0,84% de alta em relação a janeiro –acima do esperado (0,78%) pelos principais agentes do mercado.

Antes de encerrar, ainda temos comentários finais:

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado em 2022, fez um discurso no Dia Internacional da Mulher no qual declarou que “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”. Ele vestiu uma peruca loira. Mostramos numa de nossas curadorias de notícias.

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante discurso homofóbico na Câmara / Foto: Reprodução/TV Câmara
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante discurso homofóbico na Câmara / Foto: Reprodução/TV Câmara

Também mostramos no Correio Sabiá, numa outra reportagem que recebe atualizações permanentes, o caso das “joias dos Bolsonaro”. O material que publicamos conta tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Ainda temos uma outra reportagem que fala sobre o avanço de uma espécie de peixe que invadiu o Oceano Atlântico. Assim, não é reconhecida por potenciais predadores e pode prejudicar a biodiversidade do litoral e até a atividade pesqueira. Para saber os detalhes, acesse aqui.

  • Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

leia mais