#860: Pesquisas eleitorais e a disputa pelo 'voto útil'

#860: Pesquisas eleitorais e a disputa pelo 'voto útil'

#860: Em meio à divulgação de pesquisas eleitorais, candidatos disputam ‘voto útil’

Pela 13ª vez seguida, mercado revisa expectativa de inflação para baixo e PIB para cima
Sabiá: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e do deputado estadual André Ceciliano (PT), candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro / Foto: Ricardo Stuckert
Sabiá: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e do deputado estadual André Ceciliano (PT), candidato do PT ao Senado pelo Rio de Janeiro / Foto: Ricardo Stuckert

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Em meio à divulgação de pesquisas eleitorais, candidatos seguem em busca do ‘voto útil’; Lula diz que conversaria institucionalmente com Ciro num 2º turno;
  • Lula janta com cerca de 100 empresários nesta terça-feira (27); Bolsonaro visita o Instituto Neymar;
  • Pela 13ª vez consecutiva, mercado reduz expectativa de inflação e aumenta previsão do PIB para o fim de 2022

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Candidatos disputam voto útil em meio à divulgação de pesquisas eleitorais

A 5 dias da eleição, que será realizada no domingo (2.out), diversas pesquisas eleitorais estão sendo divulgadas nesta semana e os candidatos seguem em disputa pelo “voto útil” do eleitor. É aquele voto “tático”, em que o eleitor pode abrir mão de seu candidato preferido no 1º turno para votar naquele que tem mais chances de derrotar o candidato de sua rejeição. 

O candidato Ciro Gomes (PDT), que está em 3º lugar nas principais pesquisas eleitorais, por exemplo, luta contra o voto útil. Isso porque tenta evitar que boa parte de seus eleitores desista de votar nele para apoiar candidatos melhor colocados. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas principais pesquisas, tenta atrair eleitores de Ciro e diz que conversará institucionalmente com ele num eventual 2º turno.

Nesta terça-feira (27), Lula tem encontro com esportistas que declararão apoio à sua candidatura e, à noite, janta com cerca de 100 empresários. Já Bolsonaro, decola de Brasília para Congonhas (SP), vai à Praia Grande, visita o Instituto Neymar, realiza motorista e comício. Todas essas informações constam na Agenda da Semana, conteúdo atualizado frequentemente para você sempre saber o que vai acontecer ao longo do dia.

Pela 13ª vez, mercado revisa expectativa de inflação para baixo até o final de 2022

O Boletim Focus, que reúne as expectativas dos principais agentes do mercado para os indicadores da economia brasileira, reduziu pela 13ª vez consecutiva a previsão de inflação até o fim deste ano. Desta vez, a queda na passagem semanal foi de 6% para 5,88%. A expectativa de crescimento medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) passou de 2,65% para 2,67%, sendo a 13ª revisão seguida para cima.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.

leia mais