#848: Como foi a entrevista de Sofia Manzano ao Correio Sabiá

#848: Como foi a entrevista de Sofia Manzano ao Correio Sabiá
Link copiado!

#848: Como foi a entrevista de Sofia Manzano ao Correio Sabiá

Candidata pelo PCB defendeu que uso de dinheiro público deve servir só para universidades públicas
Correio Sabiá: Sofia Manzano, candidata à Presidência pelo PCB / Foto: Pedro Afonso de Paula/Divulgação
Correio Sabiá: Sofia Manzano, candidata à Presidência pelo PCB / Foto: Pedro Afonso de Paula/Divulgação

Neste resumo você encontrará alguns desses tópicos:

  • Candidata à Presidência pelo PCB, Sofia Manzano concede entrevista exclusiva ao Correio Sabiá;
  • Manzano declara que não destinará dinheiro público para universidades particulares; candidata defende ‘revogaço’ de reformas a partir de ‘amplo plebiscito’;
  • Prévia da inflação de agosto, IPCA-15 tem maior queda geral dos preços (-0,73%) novamente puxado pelo setor de Transportes

Financie o nosso jornalismo independente. Assim, você nos ajuda no combate à desinformação e ganha uma experiência ainda melhor com o Sabiá.

  • Clique aqui para acessar a Agenda da Semana, onde você encontrará os principais eventos políticos e econômicos esperados para hoje e para os próximos dias.

Agora, pegue o seu café e vamos à curadoria das notícias essenciais:

Como foi a entrevista de Sofia Manzano ao Correio Sabiá

O repórter Wendal Carmo entrevistou com exclusividade para o Correio Sabiá a candidata à Presidência pelo PCB, Sofia Manzano. A reportagem foi publicada neste site na manhã desta quarta-feira (24). Ainda mostramos trechos da entrevista, em áudio, na versão diária do nosso podcast –disponível nas principais plataformas de streaming (saiba onde ouvir)– nesta quinta-feira (25).

Manzano disse que, se eleita, não vai destinar recursos públicos às universidades particulares, como ocorre pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). O dinheiro seria usado, segundo ela, para ampliar a rede pública de ensino superior no país. 

“Em nosso governo, o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] continua existindo com o monopólio da Caixa Econômica Federal, ou seja, não abrir para outros bancos privados, e com juros subsidiados, mas nós não destinaríamos recursos públicos para universidades privadas como é o Prouni. Com esses recursos, faremos uma expansão das universidades públicas para que os jovens não precisem estudar nas universidades privadas; para que eles tenham acesso e vagas suficientes. Portanto, o dinheiro público tem de ser usado no setor público, e não no privado”, disse.

Na entrevista ao Correio Sabiá, Manzano criticou a possibilidade de cobrança de mensalidade nas universidades públicas, assim como os cortes feitos pelo governo federal no orçamento do MEC (Ministério da Educação), que colocam em risco a manutenção das atividades das instituições de ensino superior.

“Qualquer um que venha dizer que não tem recurso [para o ensino superior] está mentindo, porque tem, sim. É uma escolha política da Presidência da República destinar os recursos necessários para as universidades federais. Além disso, nós somos absolutamente contrários e faremos de tudo para impedir qualquer tipo de cobrança de mensalidades nas universidades públicas brasileiras”, disse.

Manzano afirmou que “é uma “prioridade” de seu plano de governo *“revogar todas as reformas” e disse que tentará fazer isso por meio “de um amplo plebiscito revogatório, que convoque a população a debater e votar a revogação dessas reformas”. Ela também defendeu a “desmilitarização” da Polícia Militar.

Perguntada sobre como implementaria suas medidas, Manzano falou que “todas as pautas a serem implementadas não passarão pelo balcão de negócios do Congresso”, porque vai “contar com a população trabalhadora, organizada e mobilizada, pressionando [o Congresso] pela aprovação das propostas.”

A entrevista concedida ao Correio Sabiá repercutiu no jornal O Tempo, que deu os créditos ao nosso Jornalismo independente. A conversa teve mais de meia hora de duração. 

Nota do editor: A publicação da reportagem no jornal O Tempo, com créditos ao Correio Sabiá, é um sinal de reconhecimento da credibilidade do Jornalismo independente que fazemos por aqui.
Imagem mostra repercussão do Jornalismo independente do Correio Sabiá / Foto: Reprodução/O Tempo
Imagem mostra repercussão do Jornalismo independente do Correio Sabiá / Foto: Reprodução/O Tempo

A entrevista ocorre num contexto em que, nos últimos dias, o Jornal Nacional, da TV Globo, tem entrevistado os candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. Foi o que ocorreu na segunda-feira (22), com o presidente Jair Bolsonaro (PL), e na terça-feira (23), com o candidato Ciro Gomes (PDT).

É também o que ocorrerá nesta quinta-feira (25), às 20h30, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e nesta sexta-feira (26), mesmo horário, com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Todos esses eventos estão na Agenda da Semana que publicamos aos domingos e atualizamos todos os dias para mostrar a você os principais acontecimentos políticos e econômicos, numa forma de dar mais previsibilidade ao noticiário e fazer você realmente entender as notícias.

IPCA-15: prévia da inflação de agosto tem recorde histórico na queda geral dos preços

Por fim, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (24) o IPCA-15, prévia da inflação de agosto. Mais uma vez, houve deflação, desta vez de -0,73% (recorde da série histórica).

Ou seja, ao invés de uma inflação (alta geral dos preços), houve uma deflação (queda geral dos preços). Novamente, o grupo de Transportes foi o principal responsável pelo resultado, porque teve queda de 5,24%. Entenda o que é deflação e quais os seus efeitos.

Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.

Este resumo foi enviado por volta das 7h para quem financia o Correio Sabiá. O financiamento é voluntário e MUITO importante para continuarmos fazendo nosso trabalho. Em seguida, por volta das 8h, foi enviado gratuitamente para mais de 3,5 mil leitores do Correio Sabiá no WhatsApp, como forma de distribuir conteúdo confiável nas redes e combater a desinformação. Clique aqui para receber.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.