Lula embarca à Itália; Moraes manda prender Collor; e fraude no INSS

Listamos todos os integrantes da comitiva presidencial que vai à Roma

Lula embarca à Itália; Moraes manda prender Collor; e fraude no INSS
Imagem registra a entrega da PEC da Segurança Pública. Todos os integrantes da foto estarão na comitiva presidencial que vai à Itália para o funeral do Papa Francisco / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Table of Content

Lula embarca à Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou junto com 19 pessoas num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na noite desta quinta-feira (24.abr.2025), às 22h (horário de Brasília), com destino a Roma (Itália 🇮🇹). A chegada está prevista para as 13h30 desta sexta-feira (25.abr), horário local (+5h em relação a Brasília). Participarão do funeral do Papa Francisco, no sábado (26). Eis a comitiva:

  1. primeira-dama Janja Lula da Silva;
  2. ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal);
  3. ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores);
  4. ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública);
  5. ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar);
  6. ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania);
  7. assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim;
  8. presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP);
  9. presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
  10. senador Renan Calheiros (MDB-AL);
  11. senadora Leila Barros (PDT-DF);
  12. senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
  13. deputado Luis Tibé (Avante-MG);
  14. deputado Odair Cunha (PT-MG);
  15. deputado Padre João (PT-MG);
  16. deputado Reimont (PT-RJ);
  17. deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
  18. deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
  19. deputada Professora Goreth (PDT-AP).

Fraude no INSS: o que ainda não sabemos

"Operação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) revelou irregularidades no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Como o governo federal pretende fazer o ressarcimento disso?"

Esta foi a pergunta de um leitor no platō, a platōforma interativa criada pelo Correio Sabiá para fazer perguntas e ser respondido por jornalistas. A nossa resposta foi a seguinte:

Excelente pergunta. Tão boa que aposto que ninguém sabe a resposta ainda, hahaha. Nem o próprio governo. Para você ter ideia, a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, disse o seguinte na tarde desta quinta-feira (24.abr.2025):

"Nós traremos oportunamente um plano onde serão abordadas, tratadas todas as informações, para, em seguida, em uma força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos valores irregularmente descontados dos nossos segurados", disse Débora.

Ou seja, ainda não tem plano. E ainda não tem uma força-tarefa. Tudo isso ainda será feito.

Não paramos por aí. Mas, para ler o restante da resposta, você deve acessar o platō. Aproveite e deixe uma pergunta também –sobre o assunto que quiser. Vamos responder assim que possível.

Moraes manda prender Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou prender nesta quinta-feira (24) o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A condenação é para 8 anos e 10 meses de reclusão.

O plenário da Corte (formado por um total de 11 ministros) ainda precisa dizer se concorda ou não com a decisão de Moraes, numa sessão virtual que está marcada para começar às 11h (horário de Brasília) desta sexta-feira (24) e terminar às 23h59.

De acordo com a decisão de Moraes, Collor teria recebido R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para construção de bases de distribuição de combustíveis.

Líder do União Brasil recusa convite para assumir ministério no governo Lula

O líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA), recusou convite do governo federal para assumir o Ministério das Comunicações. A negativa é atípica na política e evidencia a fragilidade na base aliada do governo Lula.

Mais do que isso: a recusa expõe também a dificuldade em construir alianças que mirem as eleições de 2026, num momento em que diversas pesquisas apontam queda na popularidade presidencial.

A ministra Gleisi Hoffmann, que é também presidente do PT, anunciou que Pedro Lucas seria o novo ministro das Comunicações, após deixar reunião com o deputado e o presidente Lula no dia 10 de abril.

Quem acabou nomeado para o cargo de ministro foi o executivo Frederico Siqueira, que era presidente da Telebras, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.