Lula embarca à Itália; Moraes manda prender Collor; e fraude no INSS

Listamos todos os integrantes da comitiva presidencial que vai à Roma

Lula embarca à Itália; Moraes manda prender Collor; e fraude no INSS
Imagem registra a entrega da PEC da Segurança Pública. Todos os integrantes da foto estarão na comitiva presidencial que vai à Itália para o funeral do Papa Francisco / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Link copiado!

Lula embarca à Itália

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou junto com 19 pessoas num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na noite desta quinta-feira (24.abr.2025), às 22h (horário de Brasília), com destino a Roma (Itália 🇮🇹). A chegada está prevista para as 13h30 desta sexta-feira (25.abr), horário local (+5h em relação a Brasília). Participarão do funeral do Papa Francisco, no sábado (26). Eis a comitiva:

  1. primeira-dama Janja Lula da Silva;
  2. ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal);
  3. ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores);
  4. ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública);
  5. ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar);
  6. ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania);
  7. assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim;
  8. presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP);
  9. presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
  10. senador Renan Calheiros (MDB-AL);
  11. senadora Leila Barros (PDT-DF);
  12. senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
  13. deputado Luis Tibé (Avante-MG);
  14. deputado Odair Cunha (PT-MG);
  15. deputado Padre João (PT-MG);
  16. deputado Reimont (PT-RJ);
  17. deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
  18. deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
  19. deputada Professora Goreth (PDT-AP).

Fraude no INSS: o que ainda não sabemos

"Operação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria-Geral da União) revelou irregularidades no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Como o governo federal pretende fazer o ressarcimento disso?"

Esta foi a pergunta de um leitor no platō, a platōforma interativa criada pelo Correio Sabiá para fazer perguntas e ser respondido por jornalistas. A nossa resposta foi a seguinte:

Excelente pergunta. Tão boa que aposto que ninguém sabe a resposta ainda, hahaha. Nem o próprio governo. Para você ter ideia, a diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, disse o seguinte na tarde desta quinta-feira (24.abr.2025):

"Nós traremos oportunamente um plano onde serão abordadas, tratadas todas as informações, para, em seguida, em uma força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos valores irregularmente descontados dos nossos segurados", disse Débora.

Ou seja, ainda não tem plano. E ainda não tem uma força-tarefa. Tudo isso ainda será feito.

Não paramos por aí. Mas, para ler o restante da resposta, você deve acessar o platō. Aproveite e deixe uma pergunta também –sobre o assunto que quiser. Vamos responder assim que possível.

Moraes manda prender Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou prender nesta quinta-feira (24) o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A condenação é para 8 anos e 10 meses de reclusão.

O plenário da Corte (formado por um total de 11 ministros) ainda precisa dizer se concorda ou não com a decisão de Moraes, numa sessão virtual que está marcada para começar às 11h (horário de Brasília) desta sexta-feira (24) e terminar às 23h59.

De acordo com a decisão de Moraes, Collor teria recebido R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para construção de bases de distribuição de combustíveis.

Líder do União Brasil recusa convite para assumir ministério no governo Lula

O líder do União Brasil na Câmara, deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA), recusou convite do governo federal para assumir o Ministério das Comunicações. A negativa é atípica na política e evidencia a fragilidade na base aliada do governo Lula.

Mais do que isso: a recusa expõe também a dificuldade em construir alianças que mirem as eleições de 2026, num momento em que diversas pesquisas apontam queda na popularidade presidencial.

A ministra Gleisi Hoffmann, que é também presidente do PT, anunciou que Pedro Lucas seria o novo ministro das Comunicações, após deixar reunião com o deputado e o presidente Lula no dia 10 de abril.

Quem acabou nomeado para o cargo de ministro foi o executivo Frederico Siqueira, que era presidente da Telebras, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.