#1031: Senado aprova Dino no STF e Gonet na PGR

Copom reduz taxa básica de juros pela 4ª vez consecutiva; agora, patamar passa a ser de 11,75% ao ano

Pesidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP) cumprimenta indicado para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribun
Davi Alcolumbre (União-AP) cumprimenta Flávio Dino / Imagem: Roque de Sá/Agência Senado
Table of Content

STF. Por 47 votos a favor e 31 contrários e 2 abstenções, o Senado aprovou ontem (13) a indicação de Flávio Dino para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). A posse deve ocorrer só em fevereiro. – Senado (Leitura: 2min30s)

Por 65 votos a favor, 11 contrários e 1 abstenção, Paulo Gonet também foi aprovado pelos senadores ontem (13), neste caso para assumir a PGR (Procuradoria-Geral da República). As sabatinas duraram horas. – Senado (Leitura: 2min30s)

Maceió. Ainda no Senado, houve a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da petroquímica Braskem. O colegiado investigará as responsabilidades pelo afundamento do solo em parte de Maceió (AL) e seus danos ambientais.

Mencionamos em algumas curadorias do Correio Sabiá que a exploração da Braskem estaria provocando esse afundamento. – Senado (Leitura: 2min30s) + Agência Tatu (Leitura: 3min)

Juros. Pela 4ª vez seguida, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu cortar a taxa básica de juros, a Selic. 📉 Desta vez, o corte fez o patamar cair de 12,25% ao ano para 11,75% ao ano. 🪙 A medida já estava prevista e constava em nossa Agenda da Semana, que dá mais previsibilidade ao noticiário por listar, por data, os principais eventos destes dias. – G1 (Leitura: 2min)  

Mais. Hoje (14), o Congresso tem uma sessão conjunta (deputados federais + senadores) para analisar vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o caso da desoneração da folha de pagamentos, por exemplo.

Quando o presidente veta uma proposta aprovada no Congresso, o texto vetado retorna ao Congresso, que vota se concorda ou não com isso. O Congresso tem a possibilidade de derrubar o veto presidencial. Nesta semana, o governo federal liberou bilhões em emendas para os congressistas. – Senado (Leitura: 3min) 

Projetos do Correio Sabiá repercutem dentro de fora do Brasil

O CEO do Correio Sabiá, Maurício Ferro, este que vos escreve todos os dias, apresentou ontem (12) um dos projetos desta organização de notícias.

Pulpo Anti Fiction é uma plataforma que agrega de um jeito super amigável as informações eleitorais de diferentes países, permitindo que você faça descobertas e até comparações de um país com o outro. 

Explicamos num webinário, no qual fomos os primeiros a apresentar. A iniciativa foi uma das 9 selecionadas no Brasil pelo ICFJ (International Center for Journalists) num programa para combater a desinformação.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.