Correio Sabiá é selecionado pela Trusting News para discutir AI no jornalismo

Ao todo, 10 empresas de mídia foram escolhidas para debater, por 3 meses, formas transparentes de usar AI. Pesquisaremos o que pensa nossa audiência sobre o assunto.

Correio Sabiá é selecionado pela Trusting News para discutir AI no jornalismo
Quadro de empresas jornalísticas globais que participam da edição da Trusting News para debater o uso de AI / Imagem: Reprodução
Link copiado!

O Correio Sabiá é uma das 10 organizações de notícias do mundo selecionadas pela Trusting News para participar de uma turma de discussão sobre o uso transparente de AI (inteligência artificial) no jornalismo.

  • Janeiro: comunicação dos selecionados;
  • Fevereiro: início do programa, com ligações de vídeo semanais e participação num grupo de Slack para troca de ideias;
  • Abril: fim do programa.

Entre as atividades, vamos debater sobre formas transparentes de usar inteligência artificial em nosso trabalho jornalístico. Também tentaremos entender o que pensa a audiência sobre o uso de AI.

Eis a lista de organizações selecionadas:

Correio Sabiá lança grupo no WhatsApp para debater AI com leitores

O Correio Sabiá lançou na última quarta-feira (19.fev.2025) um grupo no WhatsApp para promover conversas com seus leitores sobre inteligência artificial, tecnologia e inovação. Chama-se Correio SabiAI.

O grupo faz parte da sabiá community, que é a Comunidade do Correio Sabiá no WhatsApp, onde estão reunidos 9 grupos temáticos (onde enviamos nosso tradicional resumo de notícias, desde 2018, e promovemos conversas sobre Amazônia, oceanos e sistemas eleitorais).

Para participar do Correio SabiAI, é preciso ser apoiador do Correio Sabiá, em planos a partir de apenas R$ 9,90. O grupo acrescenta valor informativo à nossa Comunidade e proporciona uma oportunidade de networking. Mais de 50 pessoas já estão participando.

Por que decidimos criar um grupo sobre AI?

A criação do Correio SabiAI ocorreu após consulta aos leitores. Fizemos uma enquete no próprio WhatsApp, onde verificamos que uma boa parte da nossa Comunidade demandava saber mais sobre este tema.

O Correio Sabiá tem se aprofundado nos últimos anos em discussões sobre inteligência artificial no jornalismo. Eis uma linha do tempo:

  • Em 2023, fomos uma das 8 organizações de notícias globais selecionadas no Leap, o laboratório de inovação do ICFJ (International Center for Journalists). No mesmo ano, lançamos um produto informativo no WebSummit.
  • Em 2024, lançamos nossas Políticas de Uso de AI. Temos até uma versão em inglês.
  • Em 2025, passamos a introduzir inteligência artificial num chatbot no WhatsApp, porque fomos uma das 9 startups selecionadas pelo próprio WhatsApp num programa de aceleração para iniciativas com projetos na Amazônia.

A criação de mais um grupo é condizente com nossa história no WhatsApp, já que somos a 1ª organização de mídia do Brasil lançada no app de mensagens.

O Correio Sabiá também se posiciona há anos como organização jornalística entusiasta de iniciativas interativas, que misturam engajamento de audiência e construção de comunidades para construir confiança com os leitores.

No início de fevereiro, estivemos em Brasília para compartilhar nossos aprendizados em experiências interativas, sobretudo no WhatsApp, com comunidades locais da Amazônia.

Participe do grupo Correio SabiAI. Para isso, não se esqueça de se tornar membro de nossa organização jornalística.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.