Políticas de Correções de Erros
Até o jornalismo de qualidade pode errar. Para estes casos, existe este documento
As Políticas de Correções de Erros são uma forma transparente de mostrar a você, leitor/a, como guiamos nossa conduta. Saiba abaixo como agimos e o que você pode fazer caso detecte alguma imprecisão.
Direito de resposta
Conforme orienta a legislação brasileira pela Lei 13.188/2015, que trata do direito de resposta ou da retificação da pessoa ofendida, explicitamos neste documento que estamos disponíveis a ouvir demandas neste sentido pelo contato redacao@correiosabia.com.br.
Como fazemos correções e atualizações
O Correio Sabiá explicita quando um conteúdo foi corrigido e/ou atualizado, por questões de transparência. Esse processo envolve mostrar:
- Data/hora, tornando clara quando foi feita a mudança e permitindo comparação com a data/hora de publicação original do conteúdo.
- Esta é uma mudança que fica fixa no topo do texto de cada conteúdo, sob a forma de "*Última atualização: dd.mmm.aaaa, às xxhyymin", tudo escrito em itálico.
- Explicação sobre a alteração, quando aplicável. Usamos o bom senso para deixar claro o que foi modificado, seja por erro factual, por atualização com dados mais recentes ou para esclarecer um ponto confuso. Exemplos:
- 1) Erro factual: Fazemos a correção no conteúdo e, no pé do texto, colocamos uma separação do restante do conteúdo na qual explicamos claramente que havia um erro, qual era o erro e o que mudou.
- 2) Novos dados: Modificamos o texto e explicamos quais eram as informações anteriores. Fazemos isso no trecho mais apropriado para compreensão do leitor.
- 3) Ponto de confusão: Neste caso, podemos reescrever em outras palavras o mesmo trecho. Às vezes, podemos explicitamente dizer no conteúdo para os leitores "tomarem cuidado para não confundir" determinado assunto com outro.
- Em todas as situações acima, há clareza sobre a modificação da data/hora.
Quando não mostramos a atualização
Entendemos que, em alguns casos, dizer que o conteúdo foi atualizado é desnecessário e não agrega em nada à audiência. São situações em que o texto tinha erros ortográficos que não mudavam a compreensão do que era dito.
Da mesma forma, podemos não mostrar que houve atualização num determinado conteúdo se apenas quisermos otimizá-lo para motores de busca, conforme as regras de SEO (Search Engine Optimization). Seriam casos em que não haveria alteração do sentido do texto nem acréscimo de novas informações.
☞ Reforçando: A CS COMUNIDADE INFORMATIVA LTDA, nome fantasia CORREIO SABIÁ, é uma organização de jornalismo baseada no Rio de Janeiro, inscrita sob o CNPJ 35.279.525/0001-92. Seu único acionista é o jornalista Maurício Ferro. É possível entrar em contato pelo e-mail redacao@correiosabia.com.br.