Congresso da Abraji: Correio Sabiá fala em painel sobre WhatsApp

Congresso da Abraji: Correio Sabiá fala em painel sobre WhatsApp

Congresso da Abraji: Correio Sabiá participa de painel sobre divulgação de notícias pelo WhatsApp

Após duas edições online, evento retoma modelo presencial sem abrir mão de uma etapa virtual
Congresso da Abraji será realizado do dia 3 a 7 de agosto. Correio Sabiá será representado por seu criador e diretor, o jornalista Maurício Ferro / Foto: Luca Onniboni/Unsplash
Congresso da Abraji será realizado do dia 3 a 7 de agosto. Correio Sabiá será representado por seu criador e diretor, o jornalista Maurício Ferro / Foto: Luca Onniboni/Unsplash

O Correio Sabiá participa de um dos painéis do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado do dia 3 ao 7 de agosto, em São Paulo, pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

O Congresso promovido pela Abraji é um dos mais importantes da América Latina para o Jornalismo. De acordo com a associação, “especialistas do Brasil e do mundo discutirão 15 grandes temas”, como: “técnicas de apuração, trabalhos notáveis, projetos inovadores, transparência pública, proteção e segurança, ataques à democracia, desinformação, racismo, inclusão e sustentabilidade”.

Após 2 anos de evento remoto, por causa da pandemia da covid-19, o Congresso da Abraji volta a ser presencial em 2022, mas terá também uma etapa virtual. Haverá painéis gravados e ao vivo, além daqueles in loco. Isto é parte do esforço da organização para garantir qualidade e bem-estar aos palestrantes e participantes.

Além disso, a possibilidade de assistir aos painéis remotamente também tende a ampliar o acesso ao Congresso, pois há estudantes e profissionais de diversas regiões que, muitas vezes, não podem viajar para acompanhar os debates presencialmente.

Eis a divisão da programação do Congresso da Abraji deste ano:

  • 3 e 4 de agosto: realização da etapa online e gratuita do evento;
  • 5 a 7 de agosto: realização da etapa presencial e paga do Congresso, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo.

Observação: o último dia do evento será dedicado à 4ª edição do Domingo de Dados, ocasião com foco em oficinas e palestras sobre Jornalismo de dados.

O Correio Sabiá é representado no Congresso da Abraji por seu fundador e diretor, o jornalista Maurício Ferro. Neste link você encontra a lista de palestrantes e os painéis confirmados.

O painel gravado do qual o Correio Sabiá fará parte se chama “Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp”. Será exibido no dia 3 de agosto, das 16h30 às 18h. O acesso é gratuito. É necessário apenas se cadastrar aqui.

Eis a composição do painel:

  • Maurício Ferro, fundador e diretor do Correio Sabiá; e
  • Thiago Borges, fundador e gestor de conteúdo do Periferia em Movimento.
  • Mediação: Chico de Gois, fundador da Agência Brasília Alta Frequência.

O tema do painel, sobre divulgação de notícias pelo WhatsApp, está relacionado a como surgiu o Correio Sabiá. Esta organização jornalística independente cresceu a partir do aplicativo de mensagens, onde começou a produzir Jornalismo a partir de uma newsletter diária para um único grupo.

A base de leitores do Correio Sabiá cresceu no WhatsApp: de 1 grupo para os atuais 18, com cerca de 3 mil leitores diários. O veículo foi contemplado com um fellowship no programa “A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America“, do ICFJ (International Center for Journalists).

Atualmente, o Correio Sabiá tem podcast diário, newsletter semanal por e-mail, site e está em todas as redes sociais (@correiosabia). A newsletter pelo WhatsApp permanece, com os mesmos envios diários de quando o veículo foi criado.

A história completa do Correio Sabiá, assim como a trajetória profissional do seu criador e diretor Maurício Ferro, as biografias de seus colaboradores e os documentos internos que garantem transparência à organização jornalística (Políticas Editoriais, Código de Conduta e Missão, Visões e Valores) podem ser vistos na seção Quem Somos deste site.

leia mais