Como funcionam as eleições 'primárias' no Uruguai?

Jornalista uruguaio, Pablo Alfano explicou no Pulpo Eleitoral

Como funcionam as eleições 'primárias' no Uruguai?
Eleição primária serve para a população escolher os pré-candidatos à Presidência / Imagem: Mayumi Maciel/Unsplash
Table of Content
🐙 Pulpo Eleitoral. Conversas sobre eleições e sistemas eleitorais, no Brasil e no mundo, num grupo de WhatsApp. Participe.

O jornalista uruguaio Pablo Alfano, do Sudestada, explicou no dia 29.jun.2024 como funcionam as eleições internas (ou primárias) do Uruguai, marcadas para o domingo (30.jun).

A explicação ocorreu no grupo do WhatsApp do Pulpo Eleitoral, projeto do Correio Sabiá lançado em 2023 com apoio do ICFJ (International Center for Journalists) para combater a desinformação eleitoral ao empoderar a audiência pelo conhecimento.

  • Acesse a página do Uruguai (🇺🇾) na plataforma do Pulpo Eleitoral, onde é possível encontrar dados do sistema eleitoral do país da sua escolha.

O que são as eleições primárias do Uruguai?

🗳️ As eleições internas ("primárias") do Uruguai servem para os uruguaios escolherem os candidatos definitivos de cada grupo político à Presidência. A eleição presidencial ocorre no dia 27.out.2024, quando votam pelo sucessor do atual presidente Luis Lacalle Pou.

⚠️ Um dado importante: o voto no Uruguai é obrigatório. No entanto, nas eleições primárias, não é obrigatório. Por isso, não se espera uma alta participação de eleitores.

🏆 Um recorde destas primárias: há 31 pré-candidatos à Presidência que respondem por 18 partidos políticos.

  • No opositor FA (Frente Amplio), competirão: Yamandú Orsi, Carolina Cosse e Andrés Lima.
  • No governante PN (Partido Nacional), lutarão pela nomeação: Álvaro Delgado, Laura Raffo, Jorge Gandini, Carlos Iafigliola e Roxana Corbran.
  • No Partido Colorado, que faz parte da coalizão de governo, a disputa será entre 6 pessoas: Robert Silva, Gabriel Gurméndez, Andrés Ojeda, Tabaré Viera, Carolina Ache e Zaida González.

Sem competição, o Cabildo Abierto voltará a nomear Guido Manini Ríos como candidato único.

O mesmo farão o Partido Independente, com Pablo Mieres, e o Partido Ecologista Radical Instransigente (PERI).

Outros partidos que competirão: Partido Ambientalista Constitucional (PAC), Unidade Popular, Identidade Soberana, Devolução, Partido Libertário, Basta Ya, Partido da Harmonia, Partido Avançar Republicano, Partido pelas Mudanças Necessárias e Pátria Alternativa.

Além disso, estará presente a Coalizão Republicana, nome com o qual a coalizão de governo se apresentará (em forma conjunta) em vários departamentos em 2025.

🪪 Nesta oportunidade haverá mais de 3.000 cédulas de votação diferentes (listas eleitorais), tanto para o Órgão Deliberativo Nacional (as convenções nacionais) quanto suas similares a nível departamental nas 19 circunscrições eleitorais do país.

Analistas e vários dirigentes políticos esperam participação menor nas primárias de 2024 do que nas eleições internas de 2019. Eis alguns fatores:

  • ❄️ Uma onda de frio prevista para o final de semana da eleição, com temperaturas que oscilam entre 3º e 5ºC. ☃️
  • ⚽ Uma agenda futebolística carregada, tanto pelos jogos da Copa América 🏆 que está sendo disputada nos Estados Unidos (🇺🇸), quanto pela Eurocopa 2024.
  • 🗳️ Também influencia o fato de que só haverá verdadeira competição eleitoral interna em 3 dos 18 partidos políticos inscritos na Corte Eleitoral do Uruguai (🇺🇾).

Principais candidatos das eleições primárias do Uruguai em 2024

➡️ Eis o perfil dos 2 principais pré-candidatos do PN (Partido Nacional), que lidera a coalizão de governo:

👨🏼‍💼 Álvaro Delgado (55 anos)

Foi secretário da Presidência –cargo similar a um primeiro-ministro em outros países– durante este governo de Lacalle Pou. Sua candidatura parece contar com o apoio do atual mandatário.

É veterinário de profissão, foi deputado, senador e, em 2009, colaborou com Lacalle Pou na fundação do setor Aire Fresco dentro do governante Partido Nacional. Segundo as pesquisas, é o favorito para ganhar a candidatura na interna do seu partido.

Delgado pede para a população "reeleger este modelo" que "antes era um sonho" e "agora é uma realidade".

🧔🏼‍♀️ Laura Raffo (51 anos)

Considerada jovem para os padrões da política uruguaia, Raffo é economista e durante muitos anos foi divulgadora de temas econômicos em programas da televisão aberta.

Lançou-se pela 1ª vez na política com uma candidata à prefeitura de Montevidéu em 2020 e agora dá o salto à política nacional sem ter passado por cargos de governo ou legislativos.

Um de seus estandartes de campanha é "baixar o custo de vida dos uruguaios" fortalecendo a livre concorrência, facilitando as importações e reduzindo a burocracia.

➡️ Eis o perfil dos 2 principais pré-candidatos do Frente Amplio (FA), principal partido de oposição ao atual governo, que esteve à frente do Uruguai entre 2005 e fevereiro de 2020.

👨🏼‍💼 Yamandú Orsi (57 anos)

Lidera as pesquisas na interna do FA, embora por uma margem estreita. Foi prefeito do departamento de Canelones (próximo a Montevidéu), o 2º departamento mais populoso do país, entre 2015 e 2024.

É professor de História e cultivou um perfil de diálogo com todas as forças políticas. Tem o apoio do ex-presidente José Mujica e seu setor dentro do FA, o Movimento de Participação Popular (MPP).

🧔🏼‍♀️ Carolina Cosse (62 anos)

Foi ministra da Indústria, Energia e Mineração durante o segundo governo frenteamplista de Tabaré Vázquez (2015-2020) e agora é prefeita de Montevidéu, a capital onde vive quase metade da população uruguaia.

Engenheira, de perfil executivo, está em segundo lugar nas pesquisas com uma diferença de não mais que 10% em relação a Yamandú Orsi.

Tem se mostrado mais dura nas críticas ao atual governo de Lacalle Pou do que Orsi.

Afirma que o Uruguai se encontra entre "um caminho progressista e outro conservador" e que este "é um governo que comunicou muito bem, mas que foi muito ruim em transformar a realidade".

Perguntas feitas pela audiência do Pulpo Eleitoral e suas respostas

Num formato interativo, o Pulpo Eleitoral teve perguntas sobre o modelo eleitoral uruguaio. Participantes do grupo tiraram dúvidas com Pablo Alfano.

Nilson: Há pesquisa nas primárias?

Pablo: 📊📈 Se as eleições de 2024 fossem hoje, 44% votaria no Frente Amplio (FA) e 39% em algum dos partidos da coalizão de governo, segundo a última pesquisa realizada pela Equipos Consultores. Pode-se acessar o trabalho completo aqui.

👉🏻 Esta é a última pesquisa da empresa Cifra, outra das consultoras importantes do Uruguai, com consultas pelos meios de comunicação de massa.

Concy: Se possível, poderias listar quais as ideologias (direita, esquerda, extrema direita, extrema esquerda) de cada pré-candidato?

Pablo: Os 2 principais pré-candidatos do Partido Nacional (PN), que lidera a coalizão de governo desde março de 2020, são considerados de centro-direita. Por outro lado, os 2 principais pré-candidatos do opositor Frente Amplio (FA) são considerados de centro-esquerda. Estes são os candidatos com reais chances de chegar à Presidência, de acordo com as pesquisas.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Subscribe to join the discussion.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.