Comissão no Senado remarca votação do marco temporal para terras indígenas para esta quarta (23.ago) ⛺️🗓️

Table of Content

Comissão no Senado remarca votação do marco temporal para terras indígenas para esta quarta (23.ago) ⛺️?️

A CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) do Senado remarcou a votação do projeto que trata do marco temporal para terras indígenas para esta quarta-feira (23.ago.2023). A votação estava prevista para o dia 16 de agosto, mas a comissão adiou a votação porque houve um pedido de vista, que foi concedido (assim, restou mais tempo para análise do texto). A relatora e senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) é a favor do marco temporal. Por outro lado, mais de 300 entidades da sociedade civil assinaram um manifesto contrário à aprovação da proposta. O Correio Sabiá recebeu o documento e disponibiliza na íntegra, em PDF, por este link. No Correio Sabiá, também temos uma reportagem que mostra tudo sobre esse assunto, com atualizações permanentes. É um material completo de consulta sobre o tema. Leia aqui.

A ONG ambiental Observatório do Clima, em envio feito ao Correio Sabiá pelo WhatsApp, afirmou que o projeto “impossibilita a demarcação de novas terras indígenas, afrouxa regras de proteção e permite instalação de grandes obras sem consulta às comunidades afetadas”. Além disso, a entidade diz que a proposta “não passou pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS), do Meio Ambiente (CMA) e dos Direitos Humanos (CDH)”. O manifesto foi enviado a autoridades, entre elas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.