Apresentação
O Correio Sabiá é uma organização jornalística independente e imparcial cuja missão é permitir que a sociedade tome decisões melhores a partir do nosso combate à desinformação, da oferta de informações jornalísticas confiáveis e do fomento ao debate público.
Este documento pretende reger como deve ser o comportamento dos colaboradores e da empresa como um todo para atingir sua missão com respeito e harmonia entre o time e o público-leitor.
Logo após as diretrizes gerais, como aspecto inicial a ser abordado neste Código de Conduta, inserimos o combate à discriminação e ao assédio para estabelecer nossa postura radical contra comportamentos desse tipo desde a 1ª versão deste documento.
Em caso de dúvidas, saiba que você pode entrar em contato sempre que achar necessário pelo e-mail redacao@correiosabia.com.br. Para mais informações, confira nossas Políticas editoriais.
Diretrizes gerais:
- Bom senso: Todas as decisões e atitudes tomadas que envolvam direta ou indiretamente o Correio Sabiá devem ser regidas pelo bom senso, pelas informações disponíveis no momento, pelo o que for melhor aos interesses do Correio Sabiá e pelo respeito às opiniões dos demais integrantes da organização. Detalharemos abaixo alguns tópicos.
- Feedbacks: O Correio Sabiá procura implementar uma cultura de feedbacks constantes, tanto entre os integrantes da equipe quanto com os leitores, porque acredita que essa é a forma adequada de melhorar.
- Sinceridade: Por entender que todas as relações no ambiente de trabalho (e fora dele) devem ser pautadas pelo respeito e pela confiança, o Correio Sabiá considera relevante ressaltar a importância de uma cultura de sinceridade na organização. É com sinceridade que poderemos ter confiança uns nos outros, melhorar as relações e receber feedbacks construtivos para prestar serviços mais úteis e eficazes.
- Horizontalidade: O Correio Sabiá entende que é necessário um certo nível de hierarquia para organização das tarefas e estabelecimento de um fluxo adequado de trabalho, mas entende também ser importante estabelecer uma cultura horizontal em alguns aspectos, como o diálogo entre todos os integrantes do time e os feedbacks, por exemplo. É importante que todos os integrantes se sintam confortáveis para conversar uns com os outros, independentemente da função que exerçam.
- Transparência: O Correio Sabiá estimula o contato respeitoso entre os membros e o público, como forma de tornar o processo de produção jornalística mais claro. Acreditamos que é necessário ampliar a confiança da sociedade na imprensa como um todo. Para isso, é importante adotar um comportamento transparente e sincero com o público. O Correio Sabiá estimula que seus colaboradores conversem com o público e, sempre que forem questionados respeitosamente, respondam e esclareçam eventuais dúvidas.
Combate à discriminação e ao assédio
O Correio Sabiá tem consagrado na seção “Colaboradores” de suas Políticas editoriais, desde a 1ª edição do documento, que não tolera qualquer tipo de descriminação ou assédio.
Mesmo assim, é claro que qualquer organização está sujeita a atitudes individuais assim, por mais que não coadune com tais práticas. Por esse motivo, cabe esclarecer antecipadamente que:
- Se houver qualquer tipo de prática nesse sentido, trata-se de uma atitude individual –e não de um comportamento da organização como um todo; ● num caso de uma atitude discriminatória individual, a direção do Correio Sabiá deve ser imediatamente comunicada para tomar as providências cabíveis;
- O indivíduo que praticou a ação será exemplarmente punido para evitar que episódios assim ocorram novamente.
Preventivamente, o Correio Sabiá esclarece que evita situações como essa já que:
- Promove a integração saudável entre todos os integrantes, seguindo princípios de horizontalidade descritos anteriormente;
- Forma seu time com diversidade, pregando respeito às diferenças; e
- Por serem orientados a nortear suas atitudes com base no bom senso e no que for melhor para o Correio Sabiá, todos os colaboradores estão cientes de que devem balizar suas ações em princípios de urbanidade.
Conflito de interesses
O Correio Sabiá acredita que, além de ser isento, é necessário parecer isento.
- Relações de parentesco
Exemplo: se um colaborador produzir uma reportagem que envolva direta ou indiretamente o seu interesse pessoal (eventual relação familiar com um político entrevistado), por mais que consiga ser profissional e não misturar os 2 lados, não estará parecendo ser isento. Trata-se de conflito de interesses, na visão desta organização.
O correto nessas situações é não fazer a entrevista ou sugerir que um colega a faça.
- Participação em empresas
Exemplo 2: o colaborador também não pode escrever sobre empresas das quais tenha ações ou quaisquer tipo de participações. Consideramos informação privilegiada. E o próprio colaborador, como efeito de sua reportagem, poderá ter benefícios econômicos.
- Presentes e viagens
Os colaboradores não podem obter benefícios pessoais, financeiros ou não, por causa de seu trabalho. Recompensas em dinheiro, viagens, ingressos para shows e eventos: tudo isso é considerado conflito de interesses pelo Correio Sabiá.
Obviamente, o colaborador pode ir gratuitamente a um evento e show se for de interesse jornalístico, com a finalidade de trabalhar. O que é vedado neste tópico é obtenção de favores pessoais.
É lógico também, com base no bom senso, que objetos de baixo valor, como canetas, blocos de anotações e afins não se enquadram neste item.
É natural que repórteres e editores, ao serem chamados para eventos e determinadas coberturas jornalísticas ou cafés com entrevistados, ganhem canetas, por exemplo. Não há qualquer conflito nisso.
Também é natural que a organização jornalística seja convidada por órgãos oficiais ou por empresas privadas a comparecer em suas sedes ou até mesmo realizar viagens para fazer a cobertura de determinado evento. É claro que nestes casos também não há conflitos de interesses.
O Correio Sabiá faz a ressalva de que, nos casos mencionados acima, o colaborador deve dizer em sua reportagem qual foi a instituição que convidou-o para realizar a viagem profissional. É uma questão de transparência com a audiência.
Relação com as fontes
Além do respeito, da transparência e de todos os demais princípios que devem reger as relações dos colaboradores do Correio Sabiá, cabe ressaltar sobre a relação com fontes que:
- a relação deve ser pautada pela lisura, transparência e profissionalismo;
- o colaborador deve ser fiel ao relato dos fatos;
- se possível, gravar em áudio ou vídeo os relatos das fontes, de forma a preservar a relação dos 2 ao transcrever com perfeição os relatos (tal prática evita erros e desgastes);
- o colaborador não pode aceitar qualquer vantagem pessoal pela publicação de determinada reportagem, seja em dinheiro ou quaisquer outros benefícios (serviços, ingressos, etc.).
Relação com o leitor
Se a missão do Correio Sabiá é “permitir que a sociedade tome decisões melhores”, a relação com o leitor/ouvinte tem que estar no centro das atenções desta organização. Sem o público, não há sociedade nem democracia.
É por isso que o Correio Sabiá estimula o contato direto, desde que pautado pelo respeito mútuo, entre seus colaboradores e os leitores. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito de maneira interativa entre essas duas partes, estreitando a relação e aumentando a confiança.
O leitor pode, sempre que julgar necessário (críticas, elogios, sugestões, etc.), entrar em contato pelo e-mail redacao@correiosabia.com.br. Será respondido por nossa equipe assim que possível.
Demais condutas
- Manifestações políticas:
O Correio Sabiá não se responsabiliza nem compactua com posicionamentos políticos de seus colaboradores.
O Correio Sabiá acredita que colaboradores, principalmente aqueles com funções de produzir reportagens, devem se abster de manifestar opiniões políticas.
No que se refere, especificamente, ao âmbito profissional (durante o exercício da colaboração ao Correio Sabiá), é completamente vedada qualquer manifestação desse tipo. Isso porque o Correio Sabiá persegue obstinadamente a imparcialidade e objetividade jornalística.
Já em âmbito privado, o Correio Sabiá entende que extrapola suas competências a fiscalização do comportamento de seus colaboradores, que têm liberdade para dizer o que pensam.
No entanto, o Correio Sabiá orienta, com base no bom senso de cada um, para que evitem comportamentos que possam questionar a credibilidade jornalística do colaborador e, por conseguinte, desta organização.
O Correio Sabiá ainda lembra a seus colaboradores que eles devem ser os maiores interessados em serem vistos pelo público como figuras de credibilidade e imparcialidade. Por isso, devem zelar por suas próprias reputações.
Da mesma maneira, os colaboradores também devem zelar pela reputação do Correio Sabiá, poupando-o de constrangimentos por manifestações políticas apaixonadas que em nada refletem as opiniões e posturas desta organização apartidária.
- Uso de internet e redes sociais
Considerando que muitas das manifestações políticas ou posicionamentos ocorrem na internet, mais especificamente nas redes sociais, o Correio Sabiá abre este tópico para orientar que seus colaboradores foquem em ser informativos, e não opinativos, ao usar as redes.
Vale lembrar que, também neste caso, o Correio Sabiá entende que as redes sociais de seus colaboradores correspondem a seus domínios privados. Portanto, o Correio Sabiá entende não ter direito de interferir em nada no que seus colaboradores façam.
No entanto, o Correio Sabiá orienta claramente qual a postura considera mais adequada e reforça que não se responsabiliza ou compactua por qualquer posição.
Todas as manifestações do Correio Sabiá como organização são feitas por meio de editorial ou seu diretor.
Considerações finais
Com este Código de Conduta, o Correio Sabiá espera balizar as relações internas e externas desta organização jornalística, de forma que alcancemos nossa missão de permitir que a sociedade tome decisões melhores a partir da oferta de informação confiável e do fomento ao debate público.
Este material será atualizado sempre que houver necessidade, com a data da atualização indicada neste mesmo documento, por questões de transparência, conforme nossas Políticas editoriais.
O espaço está (e sempre estará) aberto a sugestões de melhorias pelo e-mail redacao@correiosabia.com.br.