Cobertura jornalística de ataques a escolas 📚

Link copiado!

Cobertura jornalística de ataques a escolas ?

Assobio: Considerando as melhores práticas jornalísticas que temos conhecimento até o momento e o crescimento de ataques a escolas (incluindo o mais recente episódio desse tipo nesta quarta-feira, dia 5 de abril de 2023, em Santa Catarina), eu, o Sabiá, manifesto que não vou divulgar fotos, vídeos, nomes ou quaisquer outras informações sobre pessoas que pratiquem atos violentos desse tipo.

Esta reportagem do Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) aponta relatórios científicos que mostram os pontos de atenção quando tratamos, na imprensa, de ataques a escolas. Para quem quiser se aprofundar, recomendo.

O amplo entendimento no meio jornalístico é que a divulgação dessas pessoas é vista como um “troféu”. ? Um prêmio. Assim, acaba “contagiando” outras pessoas com tendências semelhantes. O resultado provável: mais ataques.

Obs.: Ao não divulgar essas informações, não estou dizendo que não haverá ataques. No entanto, afirmo que o amplo entendimento é que não divulgar essas informações tende a, pelo menos, mitigar o incentivo a novos ataques.

Vale lembrar: nossa missão no Correio Sabiá é assobiar para que você seja sábio –e realmente consiga entender o noticiário. Acreditamos em Jornalismo interativo. Você pode nos perguntar o que quiser (não hesite em mandar uma mensagem: redacao@correiosabia.com.br).

Temos uma seção Quem Somos com documentos de transparência, em PDF; quem participa deste jornal; qual a nossa história… Mas também já produzimos uma reportagem para contar um pouquinho de tudo isso. É um prazer receber você aqui no nosso ninho.


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.