Após ataques de Israel, brasileiro de 15 anos morre no Líbano

Mais de 600 pessoas já morreram desde o início dos ataques, incluindo dezenas de mulheres e crianças

Após ataques de Israel, brasileiro de 15 anos morre no Líbano
Lula durante encontro com o presidente da autoridade Palestina Mahmoud Abbas / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Table of Content

➡️ Outros highlights desta edição: 

  • Em balanço da sua passagem pelos Estados Unidos, Lula volta a defender nova configuração da ONU, incluindo o Conselho de Segurança
  • Reforma aumentaria 'poder de comando das Nações Unidas', diz Lula
  • Presidente fala que Netanyahu comete genocídio no Oriente Médio
  • Lula já está de volta ao Brasil

📍 Oriente Médio. O Itamaraty –sede das Relações Exteriores do Brasil– confirmou ontem (25.set.2024) que um brasileiro de apenas 15 anos morreu no Líbano (🇱🇧) em meio a bombardeios de Israel (🇮🇱).

💭 Contexto. Só na segunda-feira (23.set), os ataques israelenses deixaram mais de 560 pessoas mortas e mais de 1,8 mil feridas, que se somam aos 32 mortos e mais de 3,2 mil feridos pelas explosões de pagers e walkie-talkies da semana passada. No total, foram ao menos 94 mulheres e 50 crianças mortas. Cerca de 10 mil pessoas forçadas a deixar suas casas. 🏚️

  • Este já é o maior número de mortos no Líbano desde a guerra que durou de 1975 a 1990.
“Acompanhamos com preocupação o agravamento da situação no Líbano. (…) O Brasil tem condenado repetidamente os ataques aéreos israelenses contra civis na região de Beirute, no Líbano. (…) É fundamental que a comunidade internacional consiga a imediata interrupção destes ataques, desta agressão contra o povo libanês, e o presidente Lula transmitiu essa preocupação em todos os contatos que manteve aqui em Nova York”, disse o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) 
  • Vieira deu a declaração durante coletiva de imprensa em Nova York, nos Estados Unidos, antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falar com jornalistas.

🇺🇳 Lula na ONU. Após Vieira, Lula falou que condena “veementemente” o comportamento de Israel no Oriente Médio. Disse que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu promove um “genocídio”. Em Gaza, são mais de 40 mil mortos, a maioria mulheres e crianças. 😔

➕ Mais. Lula fez um balanço da sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde discursou na terça-feira (24). Voltou a enfatizar um pleito brasileiro: a reforma da própria ONU. 🇺🇳

“Quando a ONU foi criada em 1945, tinha 51 países. Hoje, tem 193 países. A geopolítica de hoje é diferente da geopolítica de 1945. A importância dos países também é diferente para mais ou para menos."
"Então, o que nós estamos defendendo é que haja uma nova conformação geopolítica para que a gente possa ter a totalidade dos continentes representada na ONU, inclusive no Conselho de Segurança, acabando com o direito de veto e aumentando o poder de comando das Nações Unidas. Se isso acontecer, eu penso que a gente poderia evitar muitos conflitos que tem hoje."

Anteriormente, no Correio Sabiá, mostramos a íntegra do discurso de Lula na abertura da ONU. Leia aqui. Também fizemos um resumo do discurso. Aqui.

O presidente chega a Brasília na madrugada desta quinta-feira (26). No domingo (29), embarca para o México. Para saber os eventos previstos para estes dias, consulte a Agenda da Semana.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.