Brasil será sede da Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável em 2027

Evento tem viés técnico e científico para discutir os avanços e as necessidades da Década do Oceano

Brasil será sede da Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável em 2027
Evento ocorre de 3 em 3 anos para medir avanços da década sobre questões oceânicas / Imagem: Andrzej Kryszpiniuk / Unsplash
Table of Content

O Brasil foi escolhido para sediar a 3ª Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado em 2027, no Rio de Janeiro. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (27.jun.2025), durante a Assembleia da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco.

O Itamaraty, sede das Relações Exteriores do Brasil, emitiu um comunicado oficial. Diz que a escolha "reflete o protagonismo brasileiro em iniciativas internacionais voltadas à sustentabilidade marinha e à ciência oceânica."

Proclamada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável está sendo implementada de 2021 a 2030, e prevê a realização de conferências globais a cada 3 anos.

  • A 1ª edição ocorreu em 2021, organizada pela Alemanha.
  • A 2ª edição, em 2024, organizada pela Espanha.

A mesma nota divulgada pelo Itamaraty afirma que "a conferência será uma oportunidade para avaliar os avanços da implementação da Década, ajustar o planejamento das ações futuras e fortalecer o compromisso global com o uso sustentável dos oceanos."

O evento reúne representantes de governos, comunidade científica, sociedade civil, povos indígenas, comunidades costeiras e demais atores ligados à temática oceânica.

Diferença para a Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas

O evento a ser realizado em 2027 no Rio de Janeiro é diferente da Conferência sobre os Oceanos cuja última edição ocorreu em 2025, em Nice, na França, com co-organização da Costa Rica.

Basicamente, a Conferência da Década do Oceano que será realizada em 2027 no Rio de Janeiro tem um caráter técnico e científico, enquanto a Conferência sobre os Oceanos realizada em Nice teve um caráter diplomático e político, focando na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14) para conservar e usar os oceanos de forma sustentável.

A Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos não tem periodicidade rigorosamente fixa, mas há um padrão de realização a cada 3-5 anos, aproximadamente. Eis o histórico:

  • 2017: Primeira Conferência da ONU sobre Oceanos em Nova York, co-organizada por Suécia e Fiji
  • 2022: Segunda Conferência em Lisboa, co-organizada por Portugal e Quênia
  • 2025: Terceira Conferência em Nice, co-organizada por França e Costa Rica

A principal diferença entre as duas é que a Conferência da ONU sobre Oceanos é convocada conforme a necessidade política e diplomática para impulsionar a implementação do ODS 14, enquanto a Conferência da Década do Oceano segue um cronograma pré-estabelecido para avaliar os progressos científicos da Década a cada 3 anos.

Participe do grupo do Ocean no WhatsApp, o projeto do Correio Sabiá para questões oceânicas.

Author

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.