Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises 📝
Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
O governo brasileiro declarou apoio à denúncia por crimes que “possam constituir genocídio” feita pela África do Sul contra Israel na Corte de Haia, após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o embaixador da Palestina no Brasil.
- Em nota, o governo brasileiro voltou a condenar “os ataques terroristas” do Hamas, ao mesmo tempo em que afirma que “tais atos não justificam o uso indiscriminado, recorrente e desproporcional de força por Israel contra civis.”
O Correio Sabiá procurou análises sobre o assunto feitas por pessoas que estudam o tema a fundo. Para te ajudar a ficar bem-informado, ampliando sua visão de mundo, mostramos abaixo alguns comentários que garimpamos por aí.
- Thiago Amparo é professor de Relações Internacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas).
- Rodrigo Bulamah é antropólogo e professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
- Por outro lado, o IBI (Instituto Brasil-Israel) criticou o posicionamento brasileiro.
Num texto no ConJur (Consultor Jurídico), o professor de Direito Internacional na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Lucas Lima analisou o processo da África do Sul. A Al Jazeera também publicou uma reportagem (em inglês) com argumentos da África do Sul.
Para saber mais, consulte a reportagem que temos sobre a guerra Israel x Hamas neste site. Fazemos atualizações constantes a cada novidade sobre o tema.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.