🚨 Braga Netto preso

Prisão ocorreu por meio do inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado

🚨 Braga Netto preso
Candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022, general foi preso neste sábado (14.dez.2024) / Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Link copiado!

A PF (Polícia Federal) prendeu nesta sábado (14.dez.2024) o general Walter Souza Braga Netto, que era candidato a vice na chapa do então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, quando tentava a reeleição.

A prisão ocorreu por causa do inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado. Braga Netto teria coordenado o movimento e até aprovado plano para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades.

Relatório da PF colocou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas no centro de uma trama golpista. A corporação pediu o indiciamento deles em novembro.

Além de general da reserva, Braga Netto havia sido ministro da Defesa e da Casa Civil do governo Bolsonaro. Anteriormente, foi interventor na Segurança Pública no Rio de Janeiro, durante governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Ora preso, Braga Netto ficará sob custódia do Exército. A PF ainda cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Apreendeu o celular.

A defesa do ex-ministro não havia se manifestado até a última edição deste conteúdo. Em novembro, quando foi indiciado, Braga Netto disse que "nunca tratou de golpe".

*Este conteúdo pode ser atualizado a qualquer momento, no site do Correio Sabiá, se houver necessidade.


Qual o estado de saúde do Lula?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa bem, depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência na cabeça na última terça (10.dez.2024) e retirar um dreno intracraniano na quinta-feira (12). Está lúcido, se alimentando bem e recebendo visita de familiares, segundo o boletim médico. Ele segue em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), mas com cuidados semi-intensivos.

"O que define hoje o cuidado de UTI do presidente e também de qualquer outro paciente é a monitorização contínua, que, para o leigo, são aqueles dispositivos que a gente prega no peito e aparecem lá na televisãozinha os gráficos. Então, hoje, o presidente está sendo monitorizado. A partir do momento em que a gente tira essa monitorização contínua, significa que ele não está mais sob os cuidados de UTI", explicou a médica dele, a infectologista Ana Helena Germoglio, numa entrevista coletiva na quinta-feira (12).

O que Lula teve?

Lula fez uma trepanação, procedimento cirúrgico em que se faz pequenas perfurações na cabeça para, em seguida, médicos instalarem drenos que sugam o sangue acumulado no cérebro.

O presidente tinha sangue acumulado porque levou um tombo no banheiro de casa no dia 19 de outubro. Naquela ocasião, bateu com a nuca e precisou dar 5 pontos.

Nesta sexta (13), Lula postou no Instagram um vídeo caminhando no corredor do hospital.

Indicadores da economia brasileira

Houve duas divulgações relevantes de indicadores econômicos nesta semana: inflação e taxa básica de juros (Selic). Eis abaixo:

  • A taxa básica de juros (Selic) subiu 1 ponto percentual, de 11,25% para 12,25% ao ano. Foi a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), colegiado que define o patamar desse indicador.
    • Um dos principais motivos alegados para um novo aperto dos juros é o cenário de incerteza com o ambiente externo, principalmente vindo dos Estados Unidos, que terá um novo presidente a partir de janeiro de 2025.
  • A inflação oficial do país subiu 0,39% em novembro. Houve queda de 0,17 ponto percentual em relação ao mês anterior, outubro, quando a inflação mensal foi de 0,56%.
    • A inflação oficial no Brasil é medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Obs.: A alta geral de 0,39% nos preços quer dizer que, considerando todos os produtos pesquisados em todas as regiões do país, houve um aumento de 0,39%. É claro que a alta pode ter sido maior ou menor em determinados estados –ou até mercados. Também pode ter sido maior ou menor para determinados produtos. Aumento de 0,39% não quer dizer que tudo aumentou 0,39% em todos os lugares do país inteiro, mas sim que, na média, foi essa a subida na comparação com o mês anterior. O valor do café, por exemplo, tem alta de aproximadamente 33% no acumulado anual, desde novembro de 2023.

Para conferir os principais indicadores da economia brasileira, acesse esta página do IBGE.

Votação do pacote fiscal no Congresso

Antes do recesso parlamentar (estamos quase lá), a Câmara e o Senado pretendem votar o pacote fiscal proposto pelo governo federal, que vai definir uma contenção de gastos públicos.

Primeiro, os textos têm que passar na Câmara, onde já ganharam tramitação em regime de urgência, o que significa maior agilidade na apreciação das propostas. Depois, precisam ser enviados ao Senado, onde também tendem a ganhar tramitação mais acelerada.

Serão 5 dias úteis para votação, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende fazer sessão na Casa na segunda-feira (16) para definir essa questão.

PL das eólicas offshore

O Senado aprovou na quinta-feira (12.dez) o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 576/2021, que autoriza a exploração de energia elétrica em alto-mar (offshore). O texto ficou conhecido como PL das Eólicas Offshore.

Os senadores, no entanto, concordaram com uma sugestão que veio da Câmara para incluir no projeto incentivos para a produção de energia a partir do gás natural e do carvão.

Agora, resta a sanção presidencial.

Regulamentação da reforma tributária, aprovada

Ainda na quinta-feira (12), o Senado aprovou a regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, definida pelo PLP (projeto de lei complementar) 68/2024. Foram 49 votos favoráveis e 19 contrários, basicamente de senadores do PL e do Novo.

O texto volta à Câmara com novas hipóteses de redução dos futuros tributos (CBS e IBS), como na conta de água e com mais itens na cesta básica, como a inclusão da  erva-mate muito mais consumida do que café em terminados estados, como os da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.

Orçamento de 2025 avança em comissão

A CMO (Comissão Mista de Orçamento) concluiu nesta quinta-feira (12) a votação dos 16 relatórios setoriais do Orçamento de 2025 (PLN 26/2024). Agora, o relator-geral, senador Angelo Coronel (PSD-BA), pode preparar o relatório final para votação. O presidente da comissão, deputado Julio Arcoverde (PP-PI), convocou nova reunião para a próxima terça-feira (17).


Apoie nossos voos

Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.

Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.

Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.

Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.