Boca de urna: por que a pesquisa não foi realizada em 2022?
Altos custos e curta diferença de horário em relação aos resultados do TSE são os principais motivos
O fato principal
Em 2022, pela 1ª vez desde a redemocratização (1989), a pesquisa de boca de urna não será realizada, de acordo com informações dos principais institutos responsáveis pelo levantamento.
Neste artigo, seguindo nossa linha editorial de fazer você realmente entender o noticiário, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a boca de urna e por que ela não será realizada neste ano.
O que é a boca de urna
A boca de urna é uma pesquisa realizada, basicamente, na porta das sessões eleitorais junto aos eleitores e serve de termômetro do resultado oficial da eleição.
O resultado da boca de urna, tradicionalmente, é divulgado logo após o fechamento das sessões eleitorais, às 17h. Assim, é possível tentar prever quem será o vencedor do pleito.
Por que a boca de urna não será realizada em 2022?
Pela 1ª vez desde a redemocratização em 1989, a boca de urna não será realizada. Motivos:
- os altos custos envolvidos na realização da pesquisa;
- a agilidade do sistema eleitoral; e
- unificação dos horários de votação em todo o Brasil.
Esses são os fatores que fizeram os principais institutos de pesquisa desistirem de realizar o levantamento tradicional da boca de urna neste ano.
Em outras palavras, o alto custo de realização da boca de urna e o curto intervalo de tempo de divulgação da boca de urna e do resultado eleitoral oficial fazem com que o levantamento não compense.
Para se ter ideia: o Ibope (atualmente chamado Ipec) foi o único instituto a realizar esse levantamento na eleição de 2018, quando entrevistou 30 mil pessoas a um custo de R$ 347.653,33, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No momento em que o TSE divulga sua 1ª parcial da eleição, a amostragem de eleitores já é muito superior a qualquer pesquisa de boca de urna.

O que mudou na eleição de 2022 para as anteriores
Uma das principais mudanças na eleição deste ano para os pleitos anteriores é a unificação do horário de votação, que ocorre de 8h às 17h em todo o Brasil, obedecendo única e exclusivamente ao horário oficial de Brasília. Essa medida vale até para os estados que funcionam em outro fuso horário.
Dessa forma, a eleição ocorre ao mesmo tempo em todo o Brasil. Assim, é possível que a apuração dos votos também ocorre no mesmo horário.
Esse também é um fator que torna a pesquisa de boca de urna menos vantajosa, já que o TSE fica com instrumentos muito mais eficientes para divulgar resultados ainda mais precisos do que o levantamento de boca de urna.
Onde acompanhar divulgação dos resultados eleitorais
O TSE informou que o eleitor pode verificar em tempo real a apuração dos resultados eleitorais pelo celular. Para isso, basta baixar o aplicativo Resultados, criado pela Justiça Eleitoral, disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play.
Autor
Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.