Ataque de drone israelense mata 2 ciclistas em Gaza; alerta de imagens fortes

Uma mulher também foi morta por disparos israelenses num campo de refugiados

Ataque de drone israelense mata 2 ciclistas em Gaza; alerta de imagens fortes
Palestinos carregam os corpos de 2 homens que seriam militantes do Hamas, Ahmed Sweilem (à esquerda) e Ibrahim Al-Za'anin, mortos em um ataque do exército israelense enquanto andavam de bicicleta, durante o funeral na Cidade de Gaza, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 / Imagem: AP/Jehad Alshrafi

*Por Wafaa Shurafa e Edna Tarigan

Um ataque de drone israelense matou 2 palestinos que andavam de bicicleta nesta terça-feira (10.fev.2026), disseram autoridades hospitalares de Gaza. Há um acordo de cessar-fogo vigente desde outubro de 2025, que não interrompeu os ataques.

🇵🇸
O Ministério da Saúde de Gaza informou na terça-feira (10) que 586 palestinos foram mortos desde o início do cessar-fogo, elevando o número total de mortos para 72.037 desde o início da ofensiva israelense.

O Hospital dos Mártires de Al-Aqsa informou que os 2 homens foram atingidos perto da linha de cessar-fogo que divide Gaza, em Deir al-Balah, no leste, acrescentando que também recebeu o corpo de uma mulher morta por disparos israelenses no campo de refugiados de Maghazi, na região central.

Os militares israelenses não responderam imediatamente a perguntas sobre nenhum dos ataques. Anteriormente, afirmaram que suas forças respondem a violações do cessar-fogo ou ataques contra seus soldados.

Imagem: AP/Jehad Alshrafi

Indonésia começa a treinar militares para servir em Gaza

A Indonésia, o país de maioria muçulmana mais populoso do mundo, anunciou nesta terça-feira (10) que suas Forças Armadas começaram a treinar pessoal para servir em Gaza, especificamente para reconstrução e resposta humanitária. O chefe do Estado-Maior do Exército indonésio afirmou que entre 5.000 e 8.000 soldados estavam se preparando para o destacamento.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Indonésia, Vahd Nabyl Achmad Mulachela, afirmou que as tropas indonésias não participarão do desarmamento do Hamas, um dos elementos mais controversos e ainda não resolvidos do plano de paz.

O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, declarou à Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em outubro de 2025, que seu país planejava contribuir com tropas, embora os detalhes sobre o papel e o mandato da força permanecessem incertos.

O compromisso ocorreu em um momento em que Prabowo buscava estreitar laços com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Israel e Hamas permanecem divididos quanto ao cronograma e ao alcance da retirada israelense e da desmilitarização do enclave, após quase duas décadas de domínio do Hamas.

A ISF (Força Internacional de Estabilização), de caráter temporário, delineada no ano passado no "plano de paz" de 20 pontos de Trump, está prevista numa fase posterior do cessar-fogo.

Os 20 tópicos do plano de Trump para a ‘paz’ em Gaza
Proposta coloca Trump como líder de um “Conselho da Paz” que supervisionará cumprimento de uma série de regras definidas no plano. Ex-premiê britânico Tony Blair seria uma espécie de “diretor-executivo” de Gaza.

*Tarigan reportou de Jacarta, Indonésia. Samy Magdy e Sam Metz contribuíram de Cairo e Ramallah, na Cisjordânia.

Autor

Associated Press
Associated Press

Agência de notícias global e independente, baseada nos EUA. Fundada em maio de 1846.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.