Assista ao documentário 'Coral-sol, uma espécie invasora no litoral brasileiro' no YouTube
Para coletar imagens debaixo d'água, a reportagem do Correio Sabiá fez mergulhos de cilindro em Arraial do Cabo
O Correio Sabiá lançou a versão completa do documentário "Coral-sol, uma espécie invasora no litoral brasileiro". Com cerca de 26 minutos de duração, a peça está disponível gratuitamente no canal do Correio Sabiá no YouTube.
Sinopse
O coral-sol (Tubastrea spp.) é reconhecido oficialmente como uma das principais espécies exóticas invasoras no Brasil, um problema em unidades de conservação costeiras e marinhas.
O primeiro registro remonta à década de 1980, ligado à indústria petroleira. Há décadas, cientistas tentam medir o seu real impacto sobre os recifes, a biodiversidade e o equilíbrio marinho.
Apesar de haver divergências diante desse desafio, pesquisadores concordam que o monitoramento é essencial, e um trabalho que usa inteligência artificial para monitorar o coral-sol emergiu como uma potencial proteção para áreas marinhas de preservação.
🤿 Bastidores
A série documental do Correio Sabiá envolveu mergulhos de cilindro em Arraial do Cabo (RJ) para coletar imagens debaixo d'água. Nossa reportagem esteve in loco para realizar esta tarefa.
Para isso, contamos com apoio do Earth Journalism Network, por meio de um edital global em que o fundador do Correio Sabiá, o jornalista Maurício Ferro, foi o único brasileiro selecionado em 2025.
Durante meses, o Correio Sabiá entrevistou cientistas para entender o problema que o coral-sol causa no ambiente em que se instala, bem como suas potenciais soluções e os desafios de implementação.
Mais informações, como as diversas reportagens em texto que publicamos sobre este assunto, estão listadas na página a seguir, do Ocean, nosso projeto para promover a cultura oceânica.

Leia mais




Autor
Primeira organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação.




