Articulação política: Lula tem jantar com presidente da Câmara e líderes

Evento ocorreu em residência oficial da Presidência. Lula disse que pretende receber os senadores 'em breve'.

Articulação política: Lula tem jantar com presidente da Câmara e líderes
Mais cedo, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, Lula participou de um evento no Palácio do Planalto para assinatura do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, com presença de autoridades de todos os Poderes / Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Índice

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve na noite desta quarta-feira (4.fev.2026) um jantar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e deputados federais que ocupam cargos de lideranças partidárias. O encontro ocorreu na residência oficial da Granja do Torto.

🏡
A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República, localizada em Brasília, usada como casa de campo para descanso e reuniões. Construída em 1961, tem características rurais, com área verde, horta, lago e cavalariças.

Lula disse num post no X (antigo Twitter) que a reunião foi um "agradecimento" aos congressistas pelo "apoio" e "empenho" para a aprovação de diferentes projetos de interesse do governo federal, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil ao mês, uma promessa de campanha em 2022.

"Espero receber os senadores em breve", declarou Lula na publicação.
"Enquanto muitos apostam em discursos de ódio e desinformação, acredito que a política precisa ser feita com diálogo e respeito entre as pessoas e os Poderes. Assim, fortalecemos nossa democracia e, juntos, unimos forças para a construção de um país mais justo e próspero", acrescentou.

Eis a publicação:

Contexto

O encontro com os deputados federais ocorreu num momento de retomada das atividades parlamentares, já que o recesso acabou nesta segunda-feira (2.fev).

A retomada dos trabalhos pelos congressistas neste início de 2026 deve incluir a apreciação de vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso no final de 2025, como o PL (projeto de lei) da Dosimetria.

O texto abranda penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) por não aceitarem o resultado eleitoral.

Congresso retorna do recesso parlamentar com vetos de Lula no radar
PL da Dosimetria da e PL do Licenciamento Ambiental devem ser analisados pelos congressistas nas primeiras semanas de trabalho

Evento no Planalto reúne presidentes dos 3 Poderes

Da esquerda para a direita, Fachin, Alcolumbre, Lula e Motta apresentam o plano para conter o feminicídio no Brasil / Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Mais cedo, na mesma quarta-feira (4) e diante de um Palácio do Planalto (sede do Executivo) lotado, Lula participou de um evento contra o feminicídio (homicídio de mulher) que incluiu os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O 2º e o 3º andar do Palácio do Planalto estiveram lotados durante o evento / Imagem: Ricardo Stuckert/PR

O pacto contra o feminicídio é uma iniciativa conjunta do Legislativo, Executivo e Judiciário. Isso porque a violência contra as mulheres no Brasil contabiliza 4 vítimas de feminicídio a cada 24 horas.

O que mais estamos lendo

“Luta deve ser de toda a sociedade, principalmente dos homens”, diz Lula, ao assinar Pacto Nacional contra o Feminicídio
Em iniciativa inédita, líderes dos Três Poderes se uniram nesta quarta (4/2) numa ação conjunta de combate ao feminicídio, crime responsável por quatro mortes diárias no país
Motta defende endurecimento das leis no combate ao feminicídio - Notícias
Presidente da Câmara participa do lançamento de um pacto nacional voltado à redução desses crimes
Representantes dos três Poderes assinam pacto de combate ao feminicídio
Representantes dos três Poderes da República assinaram nesta quarta-feira (4), em solenidade no Palácio do Planalto, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. Essa é uma iniciativa conjunta do Legislativo, Executivo e Judiciário para dar um basta à escalada da violência contra as mulheres no país, que já contabiliza quatro vítimas de feminicídio (homicídio de mulher) a cada 24 horas.

Autor

Maurício de Azevedo Ferro
Maurício de Azevedo Ferro

Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.

Participe para se juntar à discussão.

Por favor, crie uma conta gratuita para se tornar membro e participar da discussão.

Já tem uma conta? Entrar

Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.

Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.

Por favor, verifique sua caixa de entrada e confirme. Algo deu errado. Tente novamente.