Articulação política: Lula tem jantar com presidente da Câmara e líderes
Evento ocorreu em residência oficial da Presidência. Lula disse que pretende receber os senadores 'em breve'.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve na noite desta quarta-feira (4.fev.2026) um jantar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e deputados federais que ocupam cargos de lideranças partidárias. O encontro ocorreu na residência oficial da Granja do Torto.
Lula disse num post no X (antigo Twitter) que a reunião foi um "agradecimento" aos congressistas pelo "apoio" e "empenho" para a aprovação de diferentes projetos de interesse do governo federal, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil ao mês, uma promessa de campanha em 2022.
"Espero receber os senadores em breve", declarou Lula na publicação.
"Enquanto muitos apostam em discursos de ódio e desinformação, acredito que a política precisa ser feita com diálogo e respeito entre as pessoas e os Poderes. Assim, fortalecemos nossa democracia e, juntos, unimos forças para a construção de um país mais justo e próspero", acrescentou.
Eis a publicação:
Ofereci um jantar de confraternização aos líderes da Câmara e ao presidente @HugoMottaPB, ontem à noite (4), na Granja do Torto. Na verdade, um jantar de agradecimento aos parlamentares por todo apoio e, mais do que isso, pelo empenho de cada um na aprovação de projetos tão… pic.twitter.com/yharN64JB0
— Lula (@LulaOficial) February 5, 2026
Contexto
O encontro com os deputados federais ocorreu num momento de retomada das atividades parlamentares, já que o recesso acabou nesta segunda-feira (2.fev).
A retomada dos trabalhos pelos congressistas neste início de 2026 deve incluir a apreciação de vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso no final de 2025, como o PL (projeto de lei) da Dosimetria.
O texto abranda penas para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) por não aceitarem o resultado eleitoral.

Evento no Planalto reúne presidentes dos 3 Poderes

Mais cedo, na mesma quarta-feira (4) e diante de um Palácio do Planalto (sede do Executivo) lotado, Lula participou de um evento contra o feminicídio (homicídio de mulher) que incluiu os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O pacto contra o feminicídio é uma iniciativa conjunta do Legislativo, Executivo e Judiciário. Isso porque a violência contra as mulheres no Brasil contabiliza 4 vítimas de feminicídio a cada 24 horas.
O que mais estamos lendo



Autor
Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.
Inscreva-se nas newsletters do Correio Sabiá.
Mantenha-se atualizado com nossa coleção selecionada das principais matérias.



